21 Setembro 2021 - 09:00

SES discute com municípios implantação de DIU ginecológico nas Unidades Básicas de Saúde

Reprodução
Reunião no auditório da Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda, 20

Uma reunião no auditório da Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda, 20, discutiu com representantes de seis municípios sergipanos a implantação de DIU ginecológico nas Unidades Básicas da Saúde. O encontro foi promovido pela Diretoria de Atenção Especializada e Urgências (DAEU), através da Coordenação Estadual de Assistência Ambulatorial.

A enfermeira e gerente assistencial do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), Záira Freitas, disse que a reunião teve o propósito de orientar os municípios que querem implantar o DIU nas USB’s para depois começar um processo de capacitação dos profissionais no procedimento ginecológico.

“O encontro nos surpreendeu pelo volume de profissionais presentes. Os municípios querem inserir o DIU na Atenção Primária à Saúde. Hoje o CAISM faz a implantação do DIU para ajudar a rede e divulgar o método não hormonal de prevenção da gravidez”, disse.

O DIU (dispositivo intrauterino) é uma pequena estrutura colocada no interior da cavidade uterina através de um procedimento relativamente simples. Sua eficácia chega a 99%. O DIU apresenta como principal vantagem seu uso por períodos prolongados, podendo ser mantido na cavidade uterina por até dez anos, dependendo do tipo utilizado.

Apesar de ter sua eficácia comparada à de anticoncepcionais orais, o DIU apresenta a vantagem de não precisar se lembrar todos os dias de usar o método. Além disso, esse método não interfere na relação sexual e nem no processo de amamentação. Pode ser utilizado por mulheres de qualquer idade e não afeta a fertilidade da paciente.

“Durante a pandemia a procura por esse método aumentou significativamente, por isso, vamos atualizar e capacitar a Atenção Primária à Saúde na inserção do dispositivo”, finalizou Záira.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯