22 Setembro 2017 - 10:02

Plantio de árvores e oficina de horta orgânica são realizadas na Biblioteca

Na data em que se comemora o Dia da Árvore, 21 de setembro, a Biblioteca Pública Epifânio Dória (Bped) realizou uma série de atividades voltadas à conscientização de preservar o meio ambiente. O evento abriu com uma Contação de histórias musicada do Grupo Hannah e palestra do responsável pela Ong Bioterra, Elias José da Silva.

“A Biblioteca ficou sabendo deste trabalho ambiental que fazemos, voltado para áreas biodegradadas, e entrou em contato. Nos oferecemos para dar esta oficina que abre uma parceria que pretendemos manter, desenvolvendo outros projetos em conjunto, até para tornar a biblioteca um espaço multidisciplinar, multitarefas”, argumentou Elias.

O objetivo do projeto é capacitar e estimular a comunidade de Aracaju para a preservação do meio ambiente, além de atrair novos públicos para a Biblioteca. “Nossa intenção é mostrar que a Biblioteca é um local de estudos, e que estudos não se resume só a leitura, mas a várias formas de linguagem. Então, trazer estas atividades para a Biblioteca é um meio despertar para outros temas muito importantes como a preservação da natureza”, ressaltou a diretora da Biblioteca, Juciene Maria de Jesus.

A programação seguiu com o plantio de mudas nativas no terreno da Biblioteca e o primeiro módulo da oficina de noções práticas de horta e produtos orgânicos, realizado no terraço da Biblioteca. O curso, que disponibilizou 30 vagas totalmente gratuitas, está divido em três datas, com módulos de noções teóricas e práticas de plantio.

Na ocasião, o público também pôde visitar a Exposição BIOTERRA, composta por mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. As mudas, entre frutíferas e ornamentais, são produzidas por mulheres da Agrovila Santo Antônio, do Assentamento José Emídio dos Santos, localizado no município de Capela. “A associação existe há dez anos, e poder mostrar nosso trabalho aqui na Biblioteca é uma oportunidade grande para nós”, declarou uma das integrantes da Associação, Maria Antônia dos Santos Cardoso.

Para o estudante Jeferson Santana, a atividade foi surpreendente. “Quando nós fomos convidados para vir a Biblioteca, só sabíamos que era uma atividade pelo Dia da Árvore. Foi muito legal que eles passaram essa consciência de preservação, pois temos visto na televisão muitas notícias sobre o desmatamento na Amazônia, e precisamos discutir sobre isso, que acaba afetando a todos os brasileiros”, afirmou.

A oficina de horta segue nos dias 26 setembro e 03 de outubro, todas as atividades são abertas ao público e as inscrições podem ser feitas no local no dia do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179- 1907. A Biblioteca Pública Epifânio Dória, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), está localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, Bairro 13 de Julho, Aracaju. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯