23 Junho 2022 - 21:16

Alunas do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto estão na final da FBJC

Divulgação
O evento será realizado entre os dias 23 e 26 de junho

As estudantes Agda Maria Pereira dos Santos e Ariane Tobias da Silva, sob a orientação da professora Lark Soany Santos, são finalistas da Feira Brasileira Jovem Cientista (FBJC) com o projeto “Sertanejas Cientistas - A ciência do Alto Sertão”. A equipe do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, em Canindé de São Francisco, está participando da votação popular, concorrendo na categoria Ciências Humanas. A FBJC é a primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual. Além de estimular a produção científica no país desde cedo, o evento possibilita o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas brasileiros.

Segundo a professora Lark Soany, que leciona a disciplina Química, ser finalista da FBJC marca o retorno da escola na participação de feiras fora do estado. “Já estávamos com saudades”, destacou ela. “O projeto que estamos levando é lindo e tem feito muita diferença por onde passou. O Sertanejas Cientistas saiu da versão online para a presencial este ano e já tem surtido muitos resultados. Mostrar o que estamos fazendo, como estamos conseguindo contagiar as pessoas com o espírito científico, para a gente está sendo um orgulho. E mais ainda sermos a única escola da rede a participar, estamos transbordando de felicidade”, acrescentou.

O projeto “Sertanejas Cientistas” surge com a finalidade de promover a divulgação científica na educação básica e o aumento da participação feminina na ciência, utilizando como instrumento de comunicação as mídias sociais e ferramentas disponíveis nesta nova era, aliado da realização de momentos formativos presenciais. As atividades desenvolvidas perpassam a realização de questionário para análises prévias, desafios virtuais sobre a história da ciência, minimaratona do conhecimento, imersão científica e oficinas de criação de projetos. “Convido vocês para conhecerem mais do nosso projeto acessando o site da feira. Aproveita e deixa sua curtida lá para que possamos estar no topo da votação popular, que é uma das premiações da feira”, fez o convite Lark Soany.

A jovem Agda Maria, do 3º ano do ensino médio, falou da importância de ser finalista. “Está sendo uma das melhores experiências vividas por mim. E saber que estamos entre os finalistas desperta vários sentimentos, desde o nervosismo ao orgulho. O nosso projeto Sertanejas Cientistas- A ciência do Alto Sertão, tem uma temática incrível, e eu, como participante, posso dizer, com toda a certeza, que aprendo muito com ele e me sinto preparada para tudo. Convido todos a assistirem o nosso vídeo para entender um pouco mais do que tratamos”, convocou a jovem.

Quem também pediu votos para o projeto foi Ariane Tobias, egressa do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, que fez parte do projeto o ano passado, quando concluiu o ensino médio, e mesmo assim continuou contribuindo com o projeto. “Creio que nosso projeto tem um grande potencial, já que a temática escolhida é superatual e importante. Sendo assim, convido todos a conhecerem o nosso trabalho assistindo a um vídeo superdivertido e curtindo”, concluiu.

O evento será realizado entre os dias 23 e 26 de junho, e todas as atividades serão realizadas virtualmente através dos canais de divulgação e plataformas que serão informados posteriormente aos participantes.

Para votar e assistir ao vídeo do Projeto Sertanejas Cientistas - A Ciência do Alto Sertão, do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, é só clicar no link e em seguida no botão de gostei: https://bit.ly/3OpT9fK

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯