23 Agosto 2023 - 22:29

Saúde levará diversos serviços para a 10ª edição do ‘Sergipe é aqui’

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estará presente em mais uma edição do 'Sergipe é aqui’ que acontecerá na próxima quinta-feira, 24, no município de Capela, no leste do estado. Além de consultas, testes rápidos e avaliação odontológica, os moradores que já estão regulados, poderão realizar o cadastro no Opera Sergipe, programa do Governo do Estado, que tem o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias.

Dentro da programação da 10ª edição da ação itinerante do ‘Sergipe é aqui’, a Saúde oferecerá à população de Capela avaliação bucal para a detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca, por meio do projeto ‘Sorrir Sergipe’. Serão disponibilizados os serviços da Carreta do Homem e a da Mulher com consultas e exames de ultrassonografia para detecção precoce dos principais cânceres que acometem homens e mulheres.

A Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ irá disponibilizar testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites virais. A previsão é para uma média de 70 atendimentos para pessoas sexualmente ativas, com idade superior a 15 anos, atendidas por ordem de chegada, de acordo com a senha liberada.

Já o Laboratório Central de Sergipe (Lacen), oferecerá exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose e HIV. O Programa de Proteção à Gestante (Protege) estará presente com orientações e coleta de exames às gestantes. Para incentivar a doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) fará orientações sobre a importância da doação de sangue e a coleta de amostras, com cinco mililitros de sangue, para o cadastro de doador de medula óssea. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯