25 Setembro 2021 - 09:27

Aracaju: capital sergipana vacinou 4.558 pessoas nesta sexta-feira, 24

Sérgio Silva/PMA
Vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue avançando com a campanha de imunização da população contra a covid-19. Somente nesta sexta-feira, 24, foram vacinadas 4.558 pessoas, dessas, 1.004 foram adolescentes de 15 a 17 anos, público-alvo da campanha no momento.


Também foram imunizadas 2.878 pessoas que tinham agendamento para a segunda dose, além de 293 adultos inseridos na repescagem que ainda não tinham recebido a primeira dose do imunizante. Foram vacinados ainda 397 idosos acima de 60 anos, incluindo aqueles que receberam a segunda dose até 10 de abril.

Com mais esses quantitativos, Aracaju alcança 84,23% da população acima dos 12 anos imunizada com a primeira dose, totalizando 480.063 pessoas.

Entre os vacinados do dia, o engenheiro César Brito de Oliveira, de 30 anos, que se dirigiu esta manhã ao auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, para concluir o seu esquema vacinal.

"Vim tomar a segunda dose e quero reforçar a importância da vacina. Os números de contaminações estão baixando porque a população está aderindo à vacina. É muito importante para o nosso futuro. As pessoas que têm medo precisam pensar no futuro da humanidade e se vacinar", recomendou.

A aposentada Maria Raimunda dos Santos, 70, tomou coragem e foi ao auditório da Escola Presidente Vargas tomar a primeira dose. Inserida no grupo de repescagem, ela justifica a demora para procurar um ponto de vacinação.

"Estava com tanto medo. Eu tenho problemas nos rins e fiquei com muito medo. Mas Deus me trouxe aqui e estou feliz. Daqui para frente vou tomar as outras doses. Agradeço a Deus. Eu sei que é importante tomar vacina e minha vida será outra. Perdi uma irmã recentemente. Meus filhos, genros e noras sempre me incentivaram para eu vir tomar, mas eu tinha medo. Aí, eu criei coragem. Hoje eu sei que vou ser curada. Quem não veio ainda, que venha para ter sua saúde", afirmou, com o olhar marejado.

No auditório, está sendo aplicada a segunda dose da CoronaVac para gestantes acima de 18 anos, além das pessoas inseridas na repescagem. Vale frisar que as gestantes abaixo de 18 anos que precisam tomar a primeira dose devem procurar os pontos de primeira dose da Pfizer.

Marcos André da Cruz Soares, 16, mostrou-se nervoso ao tomar a primeira dose no posto montado no Aracaju Parque Shopping, situado no bairro Industrial. "Estava todo nervoso no momento da aplicação. Mas é importante tomar a vacina, porque prioriza a nossa saúde e a dos outros também. Já voltei a estudar e agora vou ficar protegido e sair mais", disse o adlescente, que estava acompanhado da tia, Maria Aparecida.

Melissa Carvalho Dias, 16, se dirigiu, com a presença do pai, Marcel Silva Dias, ao Aracaju Parque Shopping para ser imunizada com a primeira dose. "Estava com medo e nervosa, mas depois que tomei, fiquei mais tranquila. Acho importante tomar vacina para acabar com isso (pandemia) logo. Vidas serão salvas. Ainda não voltei a estudar, mas agora irei mais tranquila", contou a jovem.

O nervosismo também tomou conta do coração de Douglas Victor dos Santos Evangelista, 15, mas só por um instante. "Estou mais aliviado. Faz bem para a saúde e para que a gente possa se proteger", disse ele, sob a vigilância da mãe, Patrícia dos Santos. "Perdi minha mãe para o coronavírus e acho importante todos se vacinarem. Aprovo a vacinação, porque perder uma pessoa da família não é fácil", disse Patrícia, emocionada.

Gabriel de Oliveira Leal, 15, disse que estava ansioso. Para ele, a vacina vai proteger a população do vírus. "Ficamos mais seguros", resumiu ele, que estava sob a guarda da mãe, Edvânia de Oliveira. "Estava ansiosa por esse momento e é importante que todos tomem a vacina. Estou mais aliviada agora", completou a mãe.

Locais
Pessoas com a segunda dose de Pfizer prevista para até 15 de outubro estão se vacinando nos seguintes pontos: Unit (Farolândia), Estação Cidadania (Bugio), Uninassau (Avenida Augusto Franco), UBS Santa Terezinha (Robalo), Igreja Universal (próximo ao viaduto do DIA), Riomar Shopping (Coroa do Meio), Aracaju Parque Shopping (Industrial). Todos funcionando das 8h às 16h, além do drive da Sementeira, aberto até às 17h.

Já para quem recebeu AstraZeneca e a D2 está prevista para até 30 de setembro, a dose está disponível nos seguintes pontos: Externato São Francisco, UBSs Augusto Franco (Farolândia), Cândida Alves (Santo Antônio), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Roberto Paixão (17 de Março), Francisco Fonseca (18 do Forte), Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) e os drives da Sementeira e do 28 BC.

Os pontos de segunda dose de CoronaVac são Unit (Farolândia), Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos), Faculdade Pio Décimo (Avenida Tancredo Neves), Estação Cidadania (Bugio), UBSs Dona Jovem (Industrial), Carlos Fernandes de Melo (Lamarão) e Eunice Barbosa (Coqueiral).

A Prefeitura de Aracaju também mantém a repescagem para pessoas acima dos 18 anos que ainda não receberam a primeira dose.

Dia D
Para intensificar a vacinação na capital, a Prefeitura de Aracaju aderiu ao Dia D contra a covid-19, que acontecerá neste sábado, dia 25, em todo o estado. O objetivo da ação é ampliar a vacinação das pessoas com 18 anos ou mais, principalmente nos municípios que estão com cobertura vacinal de primeira dose abaixo de 95%.

Atualmente, dois pontos estão disponíveis para a repescagem na capital, mas para o Dia D, esses pontos serão ampliados, totalizando sete pontos fixos para a vacinação das pessoas com 18 anos ou mais.

Serão pontos de repescagem no Dia D (25/09): Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos), Faculdade Pio Décimo (avenida Tancredo Neves), Externato São Francisco (Suíssa), UBS Augusto Franco (Farolândia), UBS João Bezerra (Areia Branca), UBS Dona Jovem (Industrial) e UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário).

No dia da vacinação, pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose devem apresentar documento de identificação com foto e CPF, comprovante de residência em seu nome ou em nome dos pais, além do cartão de vacina, se tiver. Caso não tenha cartão de vacina, um novo é emitido no momento da vacinação.   

por Agência Aracaju

Comentários comentar agora ❯