26 Janeiro 2022 - 14:38

Adolescentes grávidas são acolhidas e orientadas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Ascom/ SES
A psicóloga da maternidade explica que a adolescência é considerada uma etapa de desenvolvimento

A Maternidade Nossa de Lourdes recebe adolescentes em gestação e, além de ofertar o tratamento adequado a essas jovens, disponibiliza também orientação para essas pacientes. A psicóloga da maternidade, Rosa Constanza, explica que a adolescência é considerada uma etapa de desenvolvimento (físico, moral, espiritual e social), sendo de grande importância que a adolescente receba apoio nessa fase.

“A palavra adolescência deriva do verbo latim adolescere, significando crescer ou crescer até a maturidade”. Nessa fase, ocorrem profundas mudanças caracterizadas, principalmente, pela conscientização da sexualidade, estruturação da personalidade e integração ambiental”, explicou Rosa. Ela disse ainda que a sexualidade é fundamental como um comportamento de saúde psicológica que influencia pensamentos, sentimentos e ações.

A psicóloga observou que, na maioria das vezes, o adolescente é incapaz de racionalizar seus conflitos e angústias decorrentes de seu comportamento sexual, portanto, é frequente viver em situações de risco e uma delas a gravidez não planejada. “A gravidez na vida de um adolescente provocará muitas mudanças como afastamento dos estudos, momentos de lazer, passeios com amigos e, muitas vezes, angústia em situações familiares”, explicou Rosa.

Ela lembra a importância de ressaltar que a dimensão de tudo isso vai depender da situação afetiva e socioeconômica da jovem “No momento em que sua personalidade está em estruturação, seus conflitos ficarão exacerbados pela gravidez, pois seus pensamentos e sentimentos não alcançaram níveis de maturação para conter tamanha mudança”, disse a psicóloga.

Rosa deixou claro que a necessidade de autoestima e de aceitação do outro é inerente ao processo de desenvolvimento de forma mais intensa e sendo surpreendidas pela gravidez, essas demandas ficarão muito distorcidas em seu processo cognitivo e emocional.

Prevenção

“Nos últimos anos, o aumento significativo de adolescentes grávidas, impôs a necessidade de uma política nacional focando em setores, que possam oferecer multiprofissionalidade para unir saúde e educação, fazendo assim um trabalho de profilaxia”, esclareceu a profissional.

Ela atentou que a atenção à saúde do adolescente deve abranger a prevenção de múltiplas causas: informações de métodos contraceptivos, melhor acesso aos serviços de saúde, o bom atendimento ao adolescente e a sua família.

por Agência Sergipe

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.