26 Janeiro 2022 - 19:40

Procuradoria-Geral de Aracaju avança na implantação de sistema que integra tribunais

Marcelle Cristinne
A criação do sistema está articulada ao Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju

Após um período de análise e maturação, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) criou e implantou, há cerca de cinco meses, o Libra, sistema voltado à integração de tribunais, cuja finalidade é agilizar o encaminhamento de processos e resolução de demandas no órgão.

No momento, a parceria já foi firmada junto ao Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) e a PGM avança nas tratativas para integrar o sistema aos tribunais superiores. A criação do sistema está articulada ao Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju e visa à modernização da gestão pública municipal na capital sergipana.

De uma concepção analítica e estruturada, a equipe do órgão desenvolveu uma interface de fácil manuseio e simples navegação, que facilita ainda mais o acesso ao sistema, o qual envolve todos os setores da Procuradoria.

Conforme o subprocurador-geral do Município, Thiago Carneiro, um dos formuladores do sistema, o Libra permite maior controle dos processos e otimiza o tempo de trabalho. Antes, explica ele, um procurador tinha que ir na página de cada tribunal para ter acesso aos processos, o que não ocorre mais após a implantação do novo sistema

"Como já fechamos com o TJ, quando a Prefeitura é acionada num processo na Justiça Estadual, este já é incorporado ao nosso sistema e recebemos a notificação. A partir desse momento, ao adentrar o sistema, é feita uma triagem para enviar ao departamento responsável e um sorteio automático acontece para definir o procurador que ficará responsável por aquele processo. Isto auxilia, também, na equidade, para que cada procurador fique com o mesmo número de processos”, explica Thiago.

A partir do momento em que um procurador recebe um processo, ele pode, de maneira prática, visualizar todas as movimentações relativas ao mesmo. “Ou seja, qualquer modificação fica registrada numa espécie de linha do tempo", destaca o subprocurador-geral.

"Além disso, o sistema permite visualizar o número de processos que cada procurador possui sob sua responsabilidade, o prazo de cada um deles, entre outras informações que ajudam no controle e cumprimento de demandas. Em suma, o sistema já é uma realidade. Coisas que fazíamos e durava cerca de três dias, fazemos, hoje, em questão de segundos porque ainda temos um processo automatizado dentro do sistema”, completa Thiago Carneiro, ao ressaltar que, além de atuar para integrar outros tribunais, a PGM segue com um trabalho paralelo para melhorar o sistema e as operações realizadas.

por Agência Aracaju

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.