26 Junho 2019 - 13:19

Projeto de Ciclismo de colégio estadual em Rosário conquista prêmio Pedala Brasil

Divulgação
que tem por finalidade apoiar programas de ação social que incentivem o uso da bicicleta como ferramenta de transformação de jovens e crianças

Apaixonados pelo pedal, os alunos do Colégio Estadual Leandro Maciel, em Rosário do Catete, que fazem parte do projeto de Ciclismo, estão em festa. Os atletas foram agraciados com o prêmio Pedala Brasil, iniciativa da empresa norte-americana Specialized, que visa apoiar programas de ação social que incentivem o uso da bicicleta como ferramenta de transformação de jovens e crianças. A unidade de ensino foi selecionada entre 62 projetos inscritos de vários lugares do país e receberá a doação de equipamentos ciclísticos.

Desde 2009, o professor de Educação Física Wagner Luiz Facion introduziu a prática de ciclismo às suas aulas nas escolas públicas da região. Logo se percebeu que a bicicleta poderia mudar a vida dos jovens, seja pelo seu uso como lazer, ou pela prática de atividade física, como meio de transporte ou como atleta da modalidade.

Feliz com a conquista, o professor Wagner Facion explica que um dos objetivos da iniciativa é promover a formação de cidadãos. “É um projeto inserido na escola, pois é na escola que se tem a possibilidade de realizar a transformação social. Nesse período, um grande número de jovens e adolescentes tiveram a oportunidade de ser atendido pelo projeto e como fruto do trabalho surgiram atletas que seguiram a vida no ciclismo profissional conquistando competições locais, estaduais, nacional e até internacional”, celebra o treinador.

Formada por 16 estudantes do ensino fundamental e médio, a equipe de ciclismo já conquistou dezenas de prêmios em diversas competições pelo estado.
O professor Wagner conta que, mesmo com as adversidades, os alunos sempre alcançaram bons resultados. “Os Jogos da Primavera é um exemplo claro disso. A escola sempre participou e, graças ao empenho deles, conquistamos muitas medalhas”, completa.

Formando para vida

No projeto desde 2017, o aluno Gonçalo Neres de Melo Junior destaca que o esporte sempre foi muito presente em sua vida. Para ele, o ciclismo “é uma modalidade que não só melhora a condição física, mas também a parte pessoal e emocional. Um projeto que forma para a vida”.

O estudante Abílio Paulo dos Santos Neto explica que sua intenção era ser jogador de futebol. “Mas não deu muito certo por conta do meu tamanho, foi aí que surgiu a oportunidade participar do grupo de ciclismo, em 2015. Para mim, se trata de uma família, é um lugar que me sinto bem”, destaca.
 

por Agência Sergipe

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.