26 Julho 2017 - 20:32

Sergipe capacita profissionais da saúde para combate ao tabagismo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta quarta-feira, 26, e amanhã, 27, uma capacitação para abordagem e tratamento do tabagismo com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais que trabalham em Unidades Básicas de Saúde nos 51 municípios sergipanos que têm programa de controle ao cigarro. Esta capacitação vai ampliar o Programa para os municípios de Divina Pastora, Itaporanga D’Ajuda, Pedrinhas, Areia Branca, Carira, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Pirambu e Rosário do Catete.

Para a coordenadora estadual do Programa de Controle ao Tabagismo, Lívia Angélica, a capacitação vai orientar os municípios para a implantação do tratamento às pessoas que desejam parar de fumar. “Nosso objetivo é ampliar o programa a municípios que hoje não realizam esse tipo de tratamento, aumentando a cobertura no estado. Com isso, a gente dá ao paciente que deseja parar de fumar acesso ao tratamento no próprio município, inclusive com o uso de medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde”, disse Lívia Angélica.

Ela explica ainda que esta é uma política nacional segundo a qual o estado tem a responsabilidade de descentralizar as ações e realizar a capacitação junto aos municípios. “Nós recebemos os insumos e enviamos para quem está apto a realizar o tratamento. Estes municípios se comprometem a estabelecer a melhor forma para chamar a população através de inscrições e começam a fazer este trabalho. Apesar de ser uma iniciativa do Ministério da Saúde, existe esta integração entre estado e municípios para que o trabalho seja realizado com mais qualidade”, explicou a coordenadora.

Quem precisa do tratamento é acompanhado por uma equipe multidisciplinar que acompanha o paciente durante o período de quatro meses. Inicialmente, o paciente participa de sessões de grupo durante um mês para compartilhar experiências com quem também deseja parar de fumar. Neste mesmo período, ele faz uso de medicamentos para inibir a vontade de consumir nicotina. Após um mês, ele continua sendo acompanhado quinzenalmente pelos profissionais de saúde. Só depois do tratamento completo é que ele pode receber alta médica.

Lívia Angélica diz ainda que este tipo de programa funciona para quem deseja parar de fumar por vontade própria. “Ao contrário de outros métodos, este é um tratamento em que o paciente deve ser voluntário. Muitas vezes eles vão incentivados pela família ou amigos, que acabam fazendo pressão para parar de fumar. Acontece também de muitas dessas pessoas desistirem do tratamento no decorrer do caminho, por isso que ele deve estar pronto para ação. Caso isso não aconteça, deve se existir uma compreensão desse momento que é único dele, que é algo pessoal”, disse a coordenadora do Programa.

Além do uso de medicamentos e sessões de grupo, a prática de atividades físicas deve ser constante para quem deseja parar de fumar. Por isso, durante a capacitação, também foi falado sobre a implementação do Programa Academia da Saúde que também é uma política do Governo Federal, mas a SES acompanha e monitora o funcionamento junto aos municípios. Em Sergipe, a Atenção Básica também promove a capacitação dos profissionais de saúde e de educadores físicos para a promoção de uma vida mais saudável.

A responsável técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da SES, Conceição Lima, explica que este trabalho é muito importante no combate ao tabagismo. “Hoje estamos trazendo também um pouco dessa experiência com a academia da saúde. É preciso fazer um link com esse tratamento para destacar a importância da atividade física. Atualmente temos em Sergipe 41 polos funcionando. Nossa proposta é proporcionar uma vida mais saudável para estes pacientes. Isso porque, quem deseja parar de fumar, deve ter hábitos saudáveis para evitar recaídas e recuperar o pulmão ou melhorar as funções para quem já tem alguma sequela”, disse Conceição.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯