27 Outubro 2020 - 21:47

ITPS alerta para novas normas na rotulagem de alimentos embalados

Uma medida recém-aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve facilitar a vida dos consumidores na hora de escolher quais produtos alimentícios levar para casa. A nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados deve facilitar a visualização e o entendimento sobre os constituintes de cada produto, trazendo maiores possibilidades de escolha para quem consome. No contexto estadual, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) está capacitado para auxiliar no processo de adequação às novas regras da legislação, além de fornecer informação qualificada à população em geral.

De acordo com a diretora-presidente do ITPS, Lúcia Calumby, uma das principais mudanças instituídas, pela nova norma, está relacionada à adição de açúcar nos alimentos. “Além do açúcar naturalmente presente no alimento, os fabricantes deverão declarar nas embalagens todos os acréscimos de açúcar utilizados durante a produção. Outra mudança diz respeito à obrigatoriedade da rotulagem nutricional frontal, o que significa uma declaração padronizada simplificada dos altos conteúdos de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio presentes nos alimentos. Esses itens serão identificados pelo ícone de uma lupa, o que vai facilitar a escolha do consumidor”, explica.

Mais uma mudança trazida pela nova norma é a padronização da tabela nutricional, que deverá expor letras pretas em fundo branco, além da declaração do valor energético ou nutricional por 100g ou 100 ml. O rótulo também deverá dizer quantas porções correspondem a cada embalagem. Segundo a coordenadora do Laboratório de Bromatologia do ITPS, Karina Magna Leão, todas essas mudanças contribuem para que os consumidores possam fazer escolhas mais conscientes sobre suas dietas.

“Outra questão é a necessidade de observar as informações dos açúcares totais e adicionados, gorduras e o sódio, que vai trazer uma reflexão quanto à preocupação do consumo excessivo que não são de conhecimento geral. O grande benefício da legislação para população brasileira é auxiliar a fazer escolhas mais conscientes”, detalha Karina Magna Leão. O Laboratório de Bromatologia é o setor responsável no ITPS pela informação nutricional dos alimentos e pela determinação dos padrões de qualidade do produto, segundo a legislação.

por Agência Sergipe

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.