27 Outubro 2021 - 14:08

Transportadora Associada de Gás e governo de Sergipe estimam conclusão de projeto de gasoduto para 2023

Ascom/Sedurbs
A estimativa de investimento é de R$ 300 milhões

As conversas em torno da implantação de um novo gasoduto de transporte de Gás Natural em Sergipe vem avançando de forma célere e organizada, com a participação do Governo do Estado e órgãos com interesses na área. O projeto, que pretende interligar o terminal de GNL das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) ao sistema da Transportadora Associada de Gás (TAG), tem previsão de conclusão para 2023 e deve gerar cerca de 200 empregos na fase de obra.

Nesta segunda (25) e terça-feira (26), o assunto foi pauta de uma rodada de reuniões entre representantes da TAG, Celse, Unigel e Governo. De acordo com a TAG, o gasoduto terá 25 km de extensão, cruzando os municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catete. A obra deve gerar movimentação para a economia local, com o aluguel de equipamentos, contratação de serviços especializados e de insumos para manutenção de canteiros e da construção.

A estimativa de investimento é de R$ 300 milhões, e o gasoduto terá capacidade de movimentação de até 14 milhões de m³ de gás por dia. A concepção preliminar do trajeto do gasoduto deverá evitar ao máximo interferências de edificações, construções e zonas de restrição ambiental e social. De acordo com o diretor Comercial e Regulatório da TAG, Ovídio Quintana, o projeto atualmente está em fase de conclusão do escopo básico.

“O projeto visa a inserção de gás na matriz nacional através de Sergipe, que tem importância central no mercado brasileiro. As reuniões tem o intuito de transformar desejo em ação, estabelecendo iniciativas e cronogramas e priorizando um trabalho transparente e cooperativo”, afirmou Ovídio Quintana, que esteve acompanhado do gerente de Engenharia e de Projetos Industriais da TAG, Marcos Moura, e da gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Thais Soares.

“Todos os órgãos de governo que estão de alguma maneira relacionados ao projeto foram convocados. A ideia é uma somação de esforços para acelerar ao máximo a execução do planejamento da TAG. O gasoduto é um projeto que irá garantir segurança de suprimento de gás para Sergipe e Nordeste, dinamizando o mercado e atraindo investimentos. Por isso, o Governo está auxiliando na aproximação com as diversas entidades e atuando também junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no propósito de contribuir na articulação de todas as etapas para a interligação”, destacou o superintendente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Marcelo Menezes.

Ainda de acordo com o superintendente, na forma de tributação vigente, todo o gás que for importado pelo terminal de GNL da Celse, mesmo que destinado a outros estados, contribuirá com receita de ICMS para Sergipe.

O diretor de Relações Governamentais e de Novos Negócios da Unigel, Eduardo Barreto, representou a empresa na rodada de reuniões. Representando a Celse, estiveram presentes o presidente Glauco Campos e o gerente de Contratos Romário Araújo. Na oportunidade, os executivos apresentaram questionamentos acerca do projeto.

Além da Sedetec, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado (Agrese), a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e a Sergas participaram de reuniões individuais e técnicas com a equipe da TAG. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) também participaram da reunião realizada na Sedetec no último dia 25, que contou com a coordenação do governador Belivaldo Chagas.  

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯