28 Outubro 2017 - 09:44

Governo leva água do São Francisco para o Povoado Vila Miranda em Capela

A parceria entre o governo do Estado, a prefeitura de Capela proporcionou a chegada de água de qualidade nas torneiras de mais de três mil moradores do Povoado Vila Miranda. Nesta sexta-feira, 27, o vice-governador Belivaldo Chagas dirigiu-se ao povoado para realizar a inauguração do sistema de abastecimento de água do Povoado, juntamente com a prefeita Silvany Sukita e o diretor- presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Melo.

Antes de o novo sistema ser instalado, a moradora Roberta Santos Santana vivia numa situação bastante complicada com o marido e a filha. “Era uma situação muito difícil. Descíamos até o Pageú para lavar roupa com bacia na cabeça. Era muito ruim. Para beber água, tinha que buscar no Taquari. Agora, a cerca de quinze dias temos água direto das nossas torneiras. É uma verdadeira benção”, agradeceu.

O vice-governador Belivaldo Chagas ressaltou que a população do município já conta com água da melhor qualidade. “A gente fica feliz em ver que mais de três mil pessoas estão sendo contempladas. População essa que há mais de trinta anos vinha esperando por água de qualidade. Com isso, a parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Capela faz com que a população acabe com o sofrimento com o carro-pipa. A ideia é trabalhar ainda mais para que outras comunidades possam ser contempladas, melhorando a vida de toda a população da região”, ressaltou.

O sistema de abastecimento trata-se de uma demanda antiga da população do povoado, explicou a prefeita de Capela, Silvany Sukita. “A água é vida. De todas as obras que o governo trouxe para a região, essa é uma das mais importantes porque traz saúde e qualidade de vida à população. Fico muito feliz e satisfeita nesta parceria com o governo do Estado porque estamos trazendo para este povo sofrido uma demanda antiga. Quero enfatizar o empenho e a determinação do vice-governador para que esta obra fosse realizada com tanta agilidade e qualidade. A população de Vila Miranda só tem agradecer e nós também”, colocou a prefeita.

O novo sistema de abastecimento parte do sistema da Adutora do São Francisco na altura do povoado Terra Dura. A interligação do Sistema à adutora foi autorizada pelo Governo do Estado, através da Deso.

Segundo o diretor- presidente da Deso, Carlos Melo, o novo sistema de abastecimento atenderá também o assentamento José Emídio, nas proximidades do povoado. “E um compromisso do governo do estado levar qualidade de vida e saúde para a população. A organização mundial de saúde informa que cada real investido em saneamento, o estado e o município deixam de gastar R$4 no futuro, em saúde pública. Por isso, essa obra tão grandiosa, porque a população vai deixar de receber água de carro pipa e é ter água encanada e de qualidade, uma das melhores do Brasil e a melhor de Sergipe que é a água do Rio São Francisco”, pontuo.

Para o secretário de Governo de Capela, Manoel Messias Sukita, o sentimento é de dever cumprido. “Uma felicidade que reina em meu coração. Sofri muito aqui. Carregando lata com água na cabeça. Pra mim, é o motivo de grande felicidade, depois de 35 anos ver a água chegar a esse pedaço de chão, onde eu nasci. Aqui, moram em torno de 3000 pessoas que estavam sendo abastecidas por carro pipa. Maior obra que realizamos no povoado”.  

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯