29 Março 2018 - 21:27

Escola Neuzice Barreto será a segunda unidade de ensino profissionalizante em Socorro

Falta pouco para a comunidade do bairro Marcos Freire I, e toda a região de Nossa Senhora do Socorro, receber a segunda escola profissionalizante que será entregue no município. Com área construída de 5.577,39 m², o Centro Estadual de Educação Profissional "Neuzice Barreto" será inaugurado em breve. A obra é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop).

Toda a estrutura física da unidade de ensino tem como objetivo favorecer a qualidade dos cursos que serão ofertados e dispõe de blocos administrativo e pedagógico, formados por dois pavimentos e 12 salas de aula, com capacidade para 42 alunos cada. Depois de inaugurada, a unidade terá capacidade para atender a mais de 500 alunos por turno.

Para a diretora, Maria Isabel Bitencourt, da Diretoria Regional de Educação 08 (DRE08), a nova unidade reflete em novas oportunidades para os jovens que desejam adentrar o mercado de trabalho e que até então não tinham acesso ao ensino profissionalizante. “O município de Nossa Senhora do Socorro e a DRE estão recebendo um presente. Essa escola vai agregar sonhos, porque nós vamos trabalhar com curso de Mecânica e Automação Industrial, cursos que antes só se via em escolas como o Senai. E hoje, o governo do Estado traz esses cursos para a população de Nossa Senhora do Socorro, e toda população vizinha, porque quando se fala em DRE-8, a gente divulga em todos os municípios”, ressaltou.

A unidade de ensino profissionalizante disponibilizará aos alunos seis laboratórios (de Química, Biologia, Física, Matemática, Línguas e Informática), setor administrativo, outros dois laboratórios especiais e biblioteca. A estrutura conta, ainda, com bloco de serviços com cozinha, refeitório e despensa; baterias de sanitários masculinos e femininos, uma em cada pavimento; estacionamento para veículos, bicicletário e estacionamento para motocicletas. O projeto de edificação contemplou também a construção de uma quadra poliesportiva coberta com duas arquibancadas em três níveis, um anfiteatro e um auditório com 200 lugares.

Novas oportunidades

O Centro Profissionalizante é o segundo entregue no município de Nossa Senhora do Socorro, e na avaliação do diretor da unidade, Civaldo Siqueira, o polo industrial existente na cidade será bastante beneficiado com a qualificação recebida pelos alunos na conclusão do curso. “O Centro Profissionalizante será muito importante porque a comunidade é muito carente nesse segmento da Educação. E dentro das indústrias que nós temos aqui na cidade de Nossa Senhora do Socorro, abre uma grande perspectiva para a comunidade, de gerar mão de obra especializada para desenvolver trabalhos nessas indústrias”.

Ainda de acordo com Civaldo, o público-alvo da escola serão os alunos subsequentes – que já encerraram o ensino médio – e os concomitantes, que são os alunos matriculados no segundo ano do ensino médio e que também farão o curso profissionalizante. “E mais na frente teremos o ensino integral, para que a gente possa ter todo o trabalho do ensino médio voltado para essa área de Automação Industrial”, completou.

A dona de casa Iris Clara, que reside próximo a unidade de ensino, acredita que a escola vai beneficiar um grande número de pessoas que moram na região. “Eu mesma posso até me inscrever em um dos cursos, principalmente por estar morando em frente à escola, seria muito bom. Para quem mora aqui no bairro essa escola vai ser uma ótima oportunidade de estudar perto de casa, vai dar novas possibilidades para os jovens”.

Moradora do bairro há 26 anos, a senhora Maria José Trindade considera a obra um ótimo investimento, não apenas material – por valorizar a região -, mas principalmente no futuro que poderá ofertar aos alunos que irão usufruir da unidade de ensino. “Considero um bom investimento para a população, principalmente porque tem muitos jovens aqui na região, no bairro. A expectativa é grande, na verdade, desde quando começou a construir todo mundo que passava já queria saber o que era. E sendo uma escola, acredito que vai ter muita gente interessada”.

Seixas Dória

Inaugurado em 2016, o Centro Estadual de Educação Profissional Governador Seixas Dória está localizado no Conjunto Jardim, e foi o primeiro centro profissionalizante entregue no município de Nossa Senhora do Socorro. A unidade disponibiliza gratuitamente cursos na área de ‘Saúde e Ambiente’. E a diretora da DRE08, Maria Isabel, destaca que a escola acolhe alunos de vários municípios.

“O Seixas Dória não agrega somente alunos de Nossa Senhora do Socorro. Nós recebemos alunos de outros municípios como São Cristóvão, Itaporanga, Laranjeiras. Estamos montando turmas com esses alunos que não são da sede de Nossa Senhora do Socorro. A escola está funcionando os três turnos, sendo que a noite, o trabalho é com a Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio. E esses alunos, quando concluírem, já ingressam nos outros cursos que venham a ter interesse. Para este ano, as matrículas estão abertas, e pelo que vemos, a procura vai ser maior que o previsto. O início do ano letivo lá está previsto para até a primeira quinzena de maio”, explica Maria Isabel.

Para o atual diretor do Centro Profissionalizante, Hernani de Carvalho, a instituição está oferecendo uma nova realidade para a comunidade. “Aqui na escola a gente constrói toda uma dinâmica, para o aluno investir no seu projeto de vida. Esse projeto de vida começa no 1º ano, depois segue no 2º, para que no 3º ano ele já esteja com esse projeto bem alicerçado. Esse trabalho será de fundamental importância para essa comunidade. Eu acredito muito na escola integral!”, ressaltou.

No Centro Estadual de Educação Profissional Governador Seixas Dória são ofertados os cursos profissionalizantes na área de Saúde: Agente Comunitário de Saúde, Registro em Informações de Saúde, Gerência em Saúde e Vigilância em Saúde. De acordo com o diretor Hernani, a meta de matrículas para 2018 é de três turmas com 40 alunos cada para o curso integral profissionalizante. Meta que deve ser superada, visto que a unidade de ensino já realizou dezenas de matrículas de alunos vindos de municípios como Itaporanga, e que também deverá receber alunos das cidades de São Cristóvão e Laranjeiras.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯