29 Maio 2017 - 08:47

Militares do Corpo de Bombeiros participam de curso sobre cavernas

Ascom - CBMSE
O curso visa promover resgates mais eficientes em locais de difícil acesso

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE) promove até essa sexta-feira, 26, a etapa teórica do curso básico de Espeleologia. O objetivo é aprimorar a atuação de praças e oficiais em casos de resgate e salvamento em cavernas. Realizada em parceria com o grupo Espeleológico de Sergipe 'O Centro da Terra', responsável pela capacitação, a iniciativa conta com aulas introdutórias, geomorfologia cárstica; paleontologia; antropoespeleologia e espeleobiologia, além de noções de exploração, riscos e impactos nesses ambientes.

A ideia de oferecer o curso surgiu após parceria entre o CMB, o grupo 'Centro da Terra' e outros órgãos durante uma fiscalização realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em novembro do ano passado, na região do Baixo São Francisco. Na oportunidade foram realizadas prospecções identificando 24 novas cavidades e problemas ambientais a elas associados.

De acordo com o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Gilvan Paixão, o curso é importante para trazer aos bombeiros militares o conhecimento necessário acerca das características das cavernas sergipanas, suas fragilidades e riscos. “As instruções dos espeleólogos estão sendo essenciais para que possamos atuar com maior agilidade e eficácia em ocorrências envolvendo vítimas em cavernas, pois muitos desses locais possuem passagens estreitas e tetos baixos, o que, associados à alta temperatura, podem dificultar a ação dos bombeiros em um possível resgate”, explica.

O curso de Espeleologia começou na última segunda-feira, 22, e conta com 15 integrantes. Além de bombeiros, participam das aulas uma representante do Batalhão de Polícia Ambiental e um da Guarda Municipal de Aracaju. Após a etapa teórica, os alunos terão três dias de instruções práticas em datas a serem definidas.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯