31 Julho 2020 - 09:04

Em novo portal, Prefeitura disponibiliza conteúdos e reforço aos alunos da rede

Secom - Aracaju
Objetivo é manter o aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino

Com o intuito de manter o aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino durante a pandemia, pois as aulas presenciais estão temporariamente suspensas, a Prefeitura de Aracaju lanou o portal A Escola Vai Até Você. Criado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), a ferramenta disponibiliza conteúdo pedagógico qualificado e suporte de monitores para esclarecer dúvidas, o chamado Reforço Pedagógico.

O portal foi construído pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Semed. Nele, o acesso é diferenciado por segmento: alunos, professores e família; e apresenta conteúdos para esses três públicos, além de conter orientações sobre como trabalhar as atividades remotas não presenciais.

“O meio digital é hoje uma das principais ferramentas da Educação e nesta época de pandemia é um dos nossos grandes aliados. Este portal foi amplamente discutido e elaborado para que os estudantes possam ter um ambiente seguro e confiável para manter o aprendizado num momento em que o retorno das aulas presenciais ainda não é possível. Além de encontrar um conteúdo de qualidade, eles ainda podem contar com o suporte de monitores durante todo o dia para esclarecer possíveis dúvidas”, destaca a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.

Devido à pandemia, a rede municipal de ensino buscou maneiras de se adequar à situação. Neste sentido, a Semed incorporou ainda mais a tecnologia à oferta do ensino. E dentro desse contexto a pasta concebeu a construção do portal A Escola Vai Até Você, que, além dos conteúdos, disponibiliza um chat virtual para esclarecer dúvidas.

“Temos uma equipe totalmente preparada em nosso centro de formação continuada, temos um setor totalmente preparado para receber essa demanda não só através do portal, mas também fora dele. A gente oferece, além do próprio portal, com todos os materiais, uma equipe por trás que oferece esse suporte”, explica diretor de Tecnologia da Informação da Semed, Caio Davinis.

O atendimento é realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h, através de um chat, que pode ser acessado no portal 'A Escola Vai Até você', e também pelo telefone, tudo prático e didático.

“Esse portal está sendo constantemente atualizado, não só a nível de conteúdo, mas de usabilidade, para que fique mais fácil a acessibilidade da população à plataforma. Ele é responsivo, que é o que nós chamamos de sites, sistemas ou portais que sejam adaptáveis à tela de celular, para que viabilize o acesso de qualquer lugar”, explica o diretor de TI.

Reforço Pedagógico
De acordo com a diretora do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe/Semed), Gabriela Zelice, para o funcionamento do Reforço Pedagógico foram reservadas quatro salas e cada uma delas equivale a componentes curriculares específicos. Além disso, quatro monitores de licenciaturas fazem o atendimento, conforme sua área de graduação.

"O projeto funciona como um reforço escolar das atividades curriculares fundamentais não presenciais. O Departamento de Educação Básica elaborou as atividades curriculares não complementares para os professores estarem trabalhando com os alunos nesse momento de suspensão das aulas. Eles estão desenvolvendo atividades impressas em casa e, quando surge uma dúvida, ou acessam a plataforma 'A Escola vai Até Você' e, pelo chat, vai ser atendido por um estagiário de licenciatura do componente curricular para esclarecer as dúvidas do conteúdo, ou faz a ligação", explica a coordenadora.

A coordenadora diz ainda que, para as dúvidas sobre Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física, os alunos devem entrar em contato com o número 98865-6854. Já para questões de Ciências e Matemática, o número é 99131-0147. Quando a dúvida for sobre História, Geografia e Ensino Religioso, o contato é o 99125-5945. Os anos iniciais do Ensino Fundamental têm um contato próprio para as dúvidas, que é o 98162-2612.

"O aluno tem acesso tanto à ligação quanto via WhatsApp. A ideia é possibilitar vários canais de acesso ao conhecimento. Ele recebe as atividades impressas e recebe esse reforço escolar online para esclarecer dúvidas de conteúdo", esclarece, ao reiterar que cada escola organiza a entrega do material, para não haver aglomeração. Em alguns casos, em que o aluno não possa buscar o material, a escola leva em casa.

"A Semed está oferecendo as atividades de forma impressa e online. Quem não tem conectividade em casa, vai receber as atividades impressas. Quem tem conexão com a internet em casa, vai na plataforma, que também oferece chat e objetos digitais de aprendizagens, como vídeo aulas, jogos, vídeos, brincadeiras. A grande importância desse atendimento é possibilitar outros caminhos de acesso ao conhecimento, considerando as condições de cada estudante", considera.

Gabriela Zelice destaca ainda que os conteúdos são autoinstrucionais, isto é, aqueles que os alunos conseguem responder sozinhos. "Essas atividades são complementares, pegam o contexto da pandemia e relaciona com métrica, contas, interpretação de texto, espaço geográfico", diz, ao concluir que as atividades já valem como carga horária não presencial do ano letivo.
 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯