#EuEnjoeiDeSerGorda - Por Alexa Farias

#EuEnjoeiDeSerGorda - Por Alexa Farias

Dicas e receitas de como emagrecer e manter a forma!

Postado em 10/04/2018 09:20

Comer ou não comer, eis a questão!

Esse tema tem sido bem recorrente nas redes sociais, então resolvi escrever este post para tirar algumas dúvidas, a primeira é: O QUE É JEJUM INTERMITENTE?

Vale lembrar que para aderir qualquer 'dieta' você deve procurar seu médico e converar com ele, pois eu não sou profissional de saúde, uso esse espaço para ajudar da forma que eu posso, pesquisando em artigos de alguns profissionais sobre o assunto que quero abordar.

Antes de se instituir as refeições de três em três horas, a frequência alimentar era completamente diferente. Segundo o especialista em nutrição otimizada Rodrigo Polesso, há 30 anos era normal fazer jejum de 12 horas sem perceber. “O comum era tomar café da manhã, almoço e janta, sem lanches no meio do caminho”, explica.

Para aderir ao Jejum Intermitente, você deve antes adequar sua dieta. E a dieta ideal para isso deve ter como base verduras, legumes, carnes e ovos. Para melhores resultados, é interessante diminuir muito a quantidade de carboidratos, e se preciso, aumentar a quantidade de gorduras boas. Não tenha medo das gorduras naturais. Mas isso não significa forçar o consumo das mesmas, e sim, utilizar as gorduras dos alimentos sem medo.

Para você entender melhor, quando ingerimos acima de certas quantidades de carboidratos, o organismo aumenta a produção de insulina, o que reduz a taxa de glicose no sangue. Quando isso ocorre, logo vem a fome outra vez. Você nunca percebeu que após comer uma pratada de macarrão, ou um pão com alguma coisa, logo a fome apareceu novamente?

Experimente, por um dia, trocar refeições normais (arroz, macarrão, pães) por refeições sem carboidratos (alguns legumes, verduras, carne, frango, ovo). Você vai perceber que esse tipo de alimentação sustenta muito mais, além de ser muito mais saudável.

Se feito de forma consciente e com acompanhamento nutricional, o jejum é seguro sim e interessante para o corpo. “Com orientação é saudável. O paciente precisa ter uma dieta balanceada com poucos carboidratos e proteínas. Caso contrário, se comer calorias vazias ou tentar compensar o jejum com muitas calorias, pode perder cabelo, ter dores no corpo e ficar depressivo”, explica a nutricionista Thais Lamas, da Clínica Janice Lamas Radiologia.  

Como fazer Jejum Intermitente Passo a Passo:

O método mais comum, é fazer Jejum diariamente, por 16 horas, ficando as outras 8 horas livres para alimentação. Uma ideia seria almoçar e jantar dentro dessas 8 horas, e o restante do tempo jejuar. Eu, pessoalmente, creio que com o tempo não há a menor necessidade de criar um mecanismo para que você cumpra a dieta. Coma quando tiver fome dentro dessas 8 horas, quando o organismo se acostumar, ficará em piloto automático e você nem vai se lembrar que está jejuando.

Jejum Intermitente emagrece?

O jejum intermitente, assim como qualquer mudança brusca na alimentação, necessita do acompanhamento de um profissional. E eu gostaria de lembrar que para perder peso, você só precisa de uma coisa: ingerir menos calorias do que gasta. Isso é difícil mensurar, pois, para viver, para andar, para correr, para dormir, para tudo, nós gastamos calorias. Inclusive, hoje em dia as dietas atuais nem contam mais calorias. O que eu quero dizer é que não adianta fazer horas e mais horas, ou mesmo dias de jejum intermitente, e comer o que quiser, demasiadamente e sem qualidade 'nas janelas' (Essas janelas são as  horas, por exemplo, que citei acima. É quando você sai do jejum). Coma corretamente assim como em qualquer outra dieta.

 

Espero ter ajudado e qualquer

dúvida ou sugestão, entra em

contato comigo.

Instagram: @eualexafarias

 

Parceiros: @crisfitpenedo, @evsvelhochico e @biotipofitnesspenedo

 

 

Seja parceiro também,

entre em contato pelo whatsapp:

(82) 9 9650-4660

Comentários comentar agora ❯