Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 01/03/2021 10:14

Ciência em festa: Amazônia 1 é lançado ao espaço

INPE
Ciência em festa: Amazônia 1 é lançado ao espaço
1º Satélite completamente brasileiro.

Foi lançado ao espaço na madrugada deste domingo (28), o primeiro satélite completamente brasileiro, intitulado de Amazônia 1. O seu lançamento foi conjunto aos satélites Sindhu Netra (Índia), Nanoconnect-2 e SpaceBee (12) (EUA), do Centro de Lançamento de Sriharikota, na Índia. Após o lançamento do foguete e separação, o satélite fez suas primeiras atividades previstas, como abertura do painel solar, estabilização de sua orientação em relação à Terra, a verificação dos sistemas e a colocação do modo de prontidão.

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Clezio de Narin, declarou que a próxima etapa será a fase de testes, como forma de verificar possíveis ajustes em controles e câmeras, para um melhor uso do equipamento. Este é o terceiro equipamento que forma o sistema Deter, e irá auxiliar na observação e no monitoramento do desmatamento na região da Amazônia.

Nosso satélite vai ficar 752 quilômetros acima da superfície da Terra em uma órbita entre os polos norte e sul e vai capturar imagens em alta resolução, essas fotos começaram a ser tiradas cinco dias após o satélite estabilizar na órbita. Desenvolvido no Inpe, em São José dos Campos, foi levado em 22 de dezembro para a Índia para ser lançado, seu envio e lançamento foi acompanhado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

Comentários comentar agora ❯