Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 03/03/2022 23:20

Cuidado: O uso exagerado de jogos tecnológicos pode causar problemas de visão

Google
Cuidado: O uso exagerado de jogos tecnológicos pode causar problemas de visão
A exposição excessiva pode causar degeneração da mácula.

Você sabia que a luz ultravioleta emitida pela tela de computadores ou celulares em jogos tecnológicos é a principal inimiga da visão? Essa informação foi divulgada em um artigo científico, onde verificou em situação de pesquisa que a extensa utilização de smartphones, ou seja, a excessiva exposição aos gráficos e luzes nos jogos onlines, pode estar correlacionada com a miopia, dores de cabeça, visão turva e distúrbios de sono. A pesquisa acompanhou universitários de Chicago nos Estados Unidos, de 18 a 33 anos mais da metade utilizava aparelhos eletrônicos por mais de 8 horas diárias, ficou confirmado que a maior exposição dessas luzes causa incidência de oftalmopatias ou doenças oculares.

Com esses dados, lhe faço a seguinte pergunta: Você já parou para contar quantas horas passa por dia no celular? De acordo com a pesquisa da empresa Statista, o brasileiro ficava em média quatro horas e 48 minutos utilizando o aparelho em 2016, dado desatualizado para esta época, entretanto, imagina quanto tempo passamos navegando nos dias de hoje. O fato é que atualmente estamos vivenciando uma “era das telas”, pois estamos sempre em frente a uma tela, seja a do smartphone, tablet ou computador.

A preocupação de muitos Oftalmologistas é direcionada às crianças que, com a permissão dos pais, passam várias horas em jogos, vídeos e redes sociais. Esse contato extremo pode oferecer doenças oculares e distúrbios do sono, causando um problema muitas vezes irreversível. A exposição por fototoxicidade gera efeitos que vão se acumulando nas células da retina, danificando-a, em casos mais graves, pode ocasionar a degeneração da mácula. O olhar deve estar aberto para este novo problema, cuide-se!

 


 

Comentários comentar agora ❯