Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 05/12/2021 20:38

Tecnologia capaz de identificar fotos íntimas será implantada no Facebook e Instagram

Google
Tecnologia capaz de identificar fotos íntimas será implantada no Facebook e Instagram
Mudanças nas redes sociais mais acessadas do mundo.

Uma nova tecnologia será implementada nas plataformas do Instagram e Facebook, com o apoio da ONG britânica Revenge Porn Helpline que ajuda a impedir o compartilhamento não consensual de imagens íntimas na internet. O compartilhamento de fotografias íntimas se enquadra em um dos artigos da Lei Maria da Penha, como “violência psicológica”. Pessoas que estiverem preocupadas com suas imagens íntimas, podem criar uma solicitação de ajuda para que os posts sejam detectados de forma proativa no site StopNCII.org.

A página está disponível em inglês, mas a versão em portugûes deve logo ser lançada nos próximos dias, segundo a Meta. Esse sistema é desenvolvido pela empresa Facebook e pelo Instagram, que utilizam uma tecnologia que garante a privacidade das imagens íntimas, sejam elas vídeos ou fotos que apresentem nudez ou sejam de natureza sexual. O sistema possui uma tecnologia de correspondência de imagens que atribui um valor exclusivo (um código numérico) a uma imagem, criando uma impressão digital, chamada de hash.

Essa plataforma não irá armazenar a imagem e o hash será criado diretamente do celular ou computador da pessoa que está preocupada com o possível vazamento, que então é enviado para o banco de dados da ONG, esse acesso será totalmente pelas plataformas de tecnologia. De acordo com Daniele Kleiner, gerente de políticas públicas para o bem-estar e segurança da Meta, o Facebook e o Instagram serão capazes de identificar a tentativa do compartilhamento não consensual e impedir a postagem deste conteúdo. Isso também será válido para novas tentativas de compartilhar uma imagem que já tenha sido denunciada e removida pela plataforma.
 

Comentários comentar agora ❯