Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 13/06/2022 09:47

Concursos: Ministério da Economia autoriza concursos públicos para o INSS e Receita Federal

Google- Fonte de Pesquisa
Concursos: Ministério da Economia autoriza concursos públicos para o INSS e Receita Federal
O prazo para abertura de editais é de 06 meses.

A devida autorização da realização de concursos públicos foi publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (13), visando o preenchimento de 1 mil vagas de técnicos do seguro social para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), e de 699 vagas para auditor-tributário e analista-tributário para Receita Federal. No caso do concurso na Receita Federal, são destinadas 230 vagas para auditor-tributário e 469 para analista-tributário, esses dois concursos dependem da autorização do Ministério da Economia e estão condicionados à existência de vagas e à adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Os editais de abertura respeitam o prazo de 6 meses a partir da data de publicação das portarias, ou seja, até 13 de dezembro. Neste caso do concurso da Receita Federal, foi autorizada a redução para dois meses do prazo entre a publicação do edital e realização da primeira prova do concurso, ou seja, os candidatos terão menos tempo para se preparar para a prova objetiva. Esta é uma grande oportunidade para trocar de profissão ou conseguir a tão sonhada vaga no serviço público federal. O último edital do concurso do INSS foi lançado em dezembro de 2015 e prevê 950 vagas para cargos de analista e técnico de seguro social, durante o prazo de validade deste concurso, o então MInistério do Planejamento divulgou várias portarias autorizando nomeações dos aprovados, com salários de técnico do seguro social partindo de R$ 4.886.87 na época.

Para os jovens estudantes essa é uma grande oportunidade, os mesmos devem estar atentos ao prazo de abertura dos editais, sendo necessário realizar um planejamento de estudos previamente, não deixando para realizá-los após o lançamento dos editais. Uma boa dica é aferir os editais antigos, pois sua grade de provas pode mudar de banca para banca mas, vale lembrar que os assuntos pedidos em algumas disciplinas são os mesmos. Não deixe essa oportunidade passar, fique atento aos prazos!

 

Comentários comentar agora ❯