Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 15/11/2021 08:41

Um grito de Liberdade

Google
Um grito de Liberdade
A luta pela intolerância religiosa.

Neste dia que celebramos a proclamação da república do Brasil, também comemoramos o dia de nascimento de uma das religiões de matriz africana aqui em nosso país. O título rege um grito de liberdade, de expressão, liberdade para o culto, liberdade para ir e vir, o respeito acima de tudo. A Umbanda é uma religião brasileira resultante da mistura de elementos de religiões africanas, indígenas, orientais e europeias (catolicismo e espiritismo kardecista). Por seu aspecto mestiço e sincrético, a umbanda é considerada uma religião genuinamente nacional, tendo sua criação datada em 15 de novembro de 1908, na cidade de Niterói- RJ.

De forma bastante resumida, a Umbanda nasce da fusão de aspectos do espiritismo kardecista (como os princípios da reencarnação e da evolução), com elementos rituais e mitológicos de cultos de origem africana praticados por ex-escravos e descendentes de escravos. Esses cultos sincréticos eram denominados pejorativamente de “macumba”. Termo muito utilizado ainda hoje como forma de preconceito, gerado pelos desrespeito a liberdade descrita em Lei para todos, sejam brancos, pretos, pardos ou índios. Em nossa cidade temos muitos adeptos das religiões de matriz africana, que mesmo com todo avanço da humanidade, ainda sofrem com os olhares julgadores daqueles que apenas apontam e rotulam o outro, sem olhar para seu próprio erro.

Em Penedo, o centro de Umbanda Raio de Luz de Mãe Iemanjá, liderado pela sacerdotisa Mãe Isa, representa esse espírito de praticar o bem e a caridade por intermédio da luz espiritual de Orixás e guias espirituais. Fundado em 2002, o centro aplica os ensinamentos para trato do bem e da evolução espiritual, vivendo da caridade dos seus adeptos, não se pode cobrar por consultas nem limpeza espiritual, sendo logicamente sem fins lucrativos. A beleza de um ato de amor não pode ser medida pelas ações, mas deve ser mantida pelas raízes que fará o homem evoluir a cada dia. Parabéns aos Umbandistas, que esse seja um grito de liberdade em favor do amor, da caridade espiritual e da fé.

“ Pelo amor de Deus, pelo amor que há fé, eu respeito o seu amém, você respeita o meu axé”.

Instagram: @centroraiodeluz

Comentários comentar agora ❯

  • Maria Isaura D Oliveira Silva Gratidão por ter feito esse trabalho no nosso terreiro e sempre que precisar estamos abertos sempre de ??!!