Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 17/11/2021 10:02

Educação: Professores denunciam crise nas escolas brasileiras

Google
Educação: Professores denunciam crise nas escolas brasileiras
O que será do futuro do Brasil?

Um relato de uma professora da rede municipal do Rio de Janeiro chocou o país, ao presenciar o desmaio de uma aluna de sua sala por fome. A aluna tem 8 anos e estuda em uma escola localizada em um complexo de favelas na zona norte carioca. “ Essa aluna chegou bem atrasada. Ela bateu na porta da sala de aula, eu abri e notei que ela não estava bem, mas não consegui entender o porquê. Passei álcool na mão dela e senti a mão muito gelada, em uma dia que não estava frio para justificar”. Relata o fato a professora.

“Ela sentou e abaixou a cabeça na mesa. Eu estranhei e chamei ela à minha mesa. Ela veio e eu perguntei se ela estava bem. Ela fez com a cabeça que estava, mas aquele olhinho de que não estava. Perguntei se ela tinha comido naquele dia, ela disse que não”, afirma a professora muito sensibilizada com a situação. O caso ocorrido nesta escola do Rio de Janeiro não é isolado, professores da rede pública de todo Brasil relatam episódios semelhantes, em um momento em que o país soma 13,7 milhões de desempregados e a inflação de alimentos consumidos em domicílio acumula mais de 13 % em 12 meses, dados do IBGE.

Essa volta às aulas presenciais, após todo esse período à distância em razão da pandemia, os estudantes enfrentam os efeitos da perda de emprego e renda dos pais, em alguns casos podemos falar também do falecimentos de avós que muitas vezes sustentavam a família com suas aposentadorias. Alguns dados revelam que jovens estão abandonando os estudos para trabalhar e ajudar suas famílias na geração de renda e crianças moradoras de favelas em todo Brasil, estão em alguns casos mudando para regiões ainda precárias das comunidades, devido ao custo do aluguel. Se a fome está matando nossas crianças, o que será do futuro do Brasil ?
 

Comentários comentar agora ❯