Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 22/02/2021 13:39

Prorrogação do Auxílio Emergencial com novos valores

Google-Ilustração
Prorrogação do Auxílio Emergencial com novos valores
Início de pagamentos previsto para março deste ano.

O auxílio emergencial foi criado no período em que a pandemia do novo coronavírus explodiu no mundo, este benefício ajudou 68 milhões de brasileiros durante oito meses em 2020.Com o aumento dos casos de coronavírus no Brasil, houve uma pressão política para se consolidar o retorno deste benefício, visando ajudar a milhões de brasileiros que estão desempregados e muitos abaixo da linha de pobreza.

Com seu retorno previsto para março deste ano, o Senado deve discutir ainda esta semana o novo valor. Ainda sem nenhuma quantia definida, o valor deve variar entre R$ 250 a R$ 300 reais, sendo pago em três ou quatro parcelas. Desta vez, o benefício irá atingir aproximadamente 40 milhões de brasileiros, para permitir o pagamento do auxílio emergencial mesmo com o alto endividamento federal, o benefício será incluído por meio de PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

O texto por se tratar de emenda constitucional não precisará de sanção do presidente Jair Bolsonaro. Mas, será preciso promulgação pelo Congresso Nacional. Após a devida votação em dois turnos no Senado, a PEC deve passar por duas votações na Câmara dos Deputados antes de entrar em vigor. Com esse mecanismo, permitirá ao governo fazer um novo endividamento, fora do teto de gastos, para pagar o auxílio emergencial.
  

Comentários comentar agora ❯