Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 26/12/2021 12:51

H3N2: Nova gripe causa estado de alerta em todos os estados do Brasil

Google
H3N2: Nova gripe causa estado de alerta em todos os estados do Brasil
O cuidado com essa variante deve ser redobrado.

Surge uma preocupação global nesses últimos meses deste ano, no Brasil, além da pandemia de covid-19, outro problema de saúde tem deixado as autoridades médicas e sanitárias em estado de alerta. O crescente número de casos de gripe, com predominância da subtipagem H3N2, têm sido caracterizados como surto em alguns estados do nosso país. Os surtos de Influenza registrados em vários estados neste mês de dezembro estão sendo considerados fora de época, o que dificulta afirmar o que deve acontecer daqui para frente, deixando o cenário aberto, podendo surpreender a todos ao tornar-se epidemia de gripe no Brasil.

A população gerou muita expectativa em relação a medidas restritivas para prevenir a gripe, porque essa variante costuma provocar epidemias locais. O que poderia causar restrições seria uma possível pandemia, o que necessita da entrada de um novo vírus em circulação. Especialistas de epidemiologia afirmam que a situação no momento é incomum, pois geralmente os casos de coinfecção são comuns. “Na verdade o que geralmente acontece é uma competição entre os dois vírus, onde um inibe o outro'', revela Kleber Luz, especialista.Neste momento os cuidados devem ser mais expressivos, pois esse vírus tem alta transmissibilidade na população.

Medidas contra o covid também combatem a transmissibilidade da variante do vírus da influenza. É importante manter o cartão de vacina atualizado e tomar vacina da gripe e os reforços da covid para ter uma boa resposta imunológica se faz necessário. Vale ressaltar que os serviços de emergência só devem ser procurados por pessoas cujos sintomas são graves, em casos leves, deve-se procurar um posto de saúde, além do repouso, bastante água e uma melhor e mais saudável alimentação. Previna-se!

Comentários comentar agora ❯