Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Um convite ao lazer, cultura e informação

Postado em 08/08/2017 08:30

O caminho da roça e suas interessantes histórias

Mais Tour
O caminho da roça e suas interessantes histórias

Trata-se de uma região interiorana do município de Penedo-AL, com distância de 15km do centro do belo município histórico, está situada às margens do rio São Francisco, é conhecida pela tradicional festa do Casamento do Matuto e que possui um nome nada comum. Estou descrevendo o povoado Ponta Mufina.


No entanto, antes de falar desse povoado, é interessante mostrar um pouco da história de alguns lugares que fazem parte do trajeto e tive o prazer de conhecer. A começar pela fazenda na foto abaixo. Nessa propriedade havia um antigo casarão do período colonial, e por motivo que desconheço, o mesmo foi demolido, restando apenas a memória de que havia um casarão onde, provavelmente, moravam os senhores de engenho, um tronco com correntes grossas cravadas do topo, acredito que servia para açoitar os escravos, e umas casas que, aparentemente, eram a senzala.

Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais adiante podemos encontrar o povoado Embrapa, o qual é tão antigo quanto o município de Penedo. Apesar disso, é mais curioso saber da existência de uma capela que não tem nome e foi construída, segundo o proprietário da fazenda, por um grupo de frades africanos. O melhor é imaginar a reclusão de pessoas religiosas num lugar tão isolado e distante da cidade no século dezoito, o que não era novidade para aquela época. Estive conversando com o proprietário João Góes Araújo, conhecido em Penedo por Duda Araújo, o qual, gentilmente, contou o que sabia desse assunto e selecionei um trecho da nossa conversa (início da postagem).

Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquivo pessoal

Percorrendo pelas estradas de barro, nós chegamos ao povoado Ponta Mufina. Sua ruralidade não esconde o rico potencial que tem para o turismo ecológico. Considerando que a agência de viagens e turismo Mais Tour deu o primeiro passo para esta atividade, quando ofertou o projeto lazer alternativo, ao inserir este povoado como parte do roteiro turístico de Penedo, por ele possuir uma paisagem de encher os olhos.

Mais Tour

Mas como ter conhecimento sobre a origem do nome Ponta Mufina? Através da aplicação de questionário com os moradores locais. Sugeri que alguns jovens entrevistassem as pessoas mais velhas da localidade e, o retorno além de ter sido positivo quanto a receptividade em participar da pesquisa, tive a resposta unanime de que o nome Ponta Mufina é tão histórico quanto o tempo das caravelas, que seguindo em direção à Penedo, paravam naquela região devido a falta de vento (fim do vento) e tal local tinha como atracadouro uma ponta de uma ilha (ponta), daí percebemos que se trata da junção da ponta de uma ilha com fim do vento; Ponta Mufina.

Arquivo pessoal   

Em função disso, os tripulantes fixavam-se por ali até que os ventos voltassem a condição necessária para soprar as velas das embarcações que vinham para Penedo. Ou seja, reconhecemos o nosso presente quando estudamos o passado.

 


http://maistour.com.br/
@maistour
82 99674-8900

 

Publicidade

Comentários comentar agora ❯