Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Um convite ao lazer, cultura e informação

Postado em 11/09/2018 08:00

Penedo/AL – Experimente Roteiros Turísticos Para 4 Dias

Kaio Fragoso
Penedo/AL – Experimente Roteiros Turísticos Para 4 Dias
Penedo/AL

Primeiramente quero agradecer sua visita aqui no blog Olhar do Turismo, onde você encontra conteúdos que mostram a cultura, história, patrimônio e demais assuntos relacionados ao turismo. É um prazer escrever para o leitor interessado em saber mais sobre Penedo e região do Baixo São Francisco. Selecionei belas fotos para agraciar sua leitura. Peço, por gentileza, que compartilhe esta postagem para podermos alcançar o maior número de pessoas que gostam do tema.

 

 Foto: Mirante Forte da Rocheira / Kaio Fragoso 

 

Por vezes, Penedo é nomeado como a Capital do Baixo São Francisco e os motivos são, realmente, convincentes. Haja vista seu potencial turístico segmentado para o patrimônio histórico-cultural, ecoturismo e turismo de aventura. Dom Pedro Segundo passou por aqui e deixou pertences. Embora, timidamente conhecida, a visitação aos patrimônios históricos é o maior atrativo para os turistas e visitantes que aqui chegam e sentem-se deslumbrados com tamanha beleza, se perguntado, inclusive; porque esta cidade ainda não é conhecida mundialmente?

  

Foto: cidade do Penedo-AL / Kaio Fragoso

Assim sendo, me esforço, incansavelmente, para contribuir com o desenvolvimento sustentável da atividade turística da minha região, apresentando uma programação especial elaborada pela agência de viagens e turismo Mais Tour. Trata-se de roteiros turísticos para um público que pode ser da criança até o idoso, a depender de suas disponibilidades. Melhores dias da semana: quinta, sexta, sábado e domingo.

Valor de cada passeio tem um custo de R$100,00, por pessoa, numa quantidade mínima de 4 adultos. Podendo variar de acordo com o grupo.

 

Programe-se para passar quatros dias de experiências enriquecedoras e inesquecíveis.

 

Dia 1

City Tour Colonial e Passeio de Barco Para o Pôr do Sol

  

Foto: Museu do Paço Imperial / Kaio Fragoso

A sugestão para o primeiro dia do turista no Penedo é fazer um city tour pelo centro histórico e conhecer os principais e mais importantes atrativos turísticos da cidade. São belas igrejas e museus que deixam o turista embasbacado e curioso para saber mais sobre cada lugar. Para isso, é interessante o acompanhamento de informante de turismo da cidade. (Clique aqui para saber os lugares a ser visitado). Os informantes são competentes, atenciosos e dispostos a fazer o melhor trabalho, atendendo suas expectativas. E este percurso pode ser feito à pé, com uma duração de aproximadamente 3 horas e sugestão para almoço em estabelecimentos com vista para o Rio São Francisco, em que o cenário magnífico promove uma inevitável contemplação. O serviço gastronômico atende aos paladares mais exigentes com opções diversificadas de alimentos e bebidas. Em seguida, pode-se voltar à hospedagem para um descanso ou ficar em algum ponto da cidade até o fim da tarde.

    

Foto: Mirante Forte da Rocheira / Kaio Fragoso

Por volta das 16h30min, realiza-se um belo passeio de barco nas águas do Velho Chico, percorrendo áreas que avistam os rochedos onde Penedo começou e espera-se tranquilamente o extraordinário pôr do Sol, degustando água de coco.

  

  Foto: crôa com vista para a Rocheira / Arquivo pessoal

Para a noite, existem estabelecimentos que oferecem comidas tipicamente nordestinas, japonesas, italianas, pizzarias e sandubarias os quais você ficará à vontade para escolher. O atendimento é de primeira, serviço de qualidade e preço justo.

 

  

Foto: gastronomia do Penedo-AL / Kaio Fragoso

 

Dia 2

Ilha de São Pedro – Visita a Pedra de São Tomé

  

Foto: Mirante Forte da Rocheira / Kaio Fragoso

Esta é uma programação para aqueles mais aventureiros e curiosos. Visita, guiada, de barco até a Ilha de São Pedro para conhecer a Pedra de São Tomé. Só é possível chegar até a pedra fazendo uma travessia de barco com duração aproximada de 10 minutos. Chegando na ilha, o turista observa que está entre Alagoas e Sergipe, onde, de um lado está a cidade do Penedo/AL e no outro Santana do São Francisco/SE. A trilha, a pé, até a curiosa pedra tem duração de 20 minutos. Durante o trajeto serão prestadas informações acerca da história dessa ilha e o motivo pelo qual tal pedra chama tanta atenção. A lenda conta que existem pegadas do apóstolo enviado por São Pedro em cima da pedra e este (São Tomé) cravou, também, seu cajado para comprovar aos nativos daquele tempo, seu poder. Quem já visitou, se encantou e deseja voltar com mais gente para mostrar o que viu (clique aqui para ver a matéria relacionada).

Foto: lendária Pedra de São Tomé / Arquivo pessoal

Após o almoço, pode-se fazer uma travessia no rio São Francisco para conhecer o artesanato da cidade de Santana do São Francisco, no lado sergipano, e conhecer a fabricação das peças feitas com barro pelos próprios moradores. Os preços são (bem) acessíveis e a diversidade de arte vai fazer você querer levar várias peças para casa.

 Foto: Encantart Ateliê - Penedo-AL / Arquivo pessoal

Durante a noite você pode curtir música ao vivo nos estabelecimentos que oferecem música popular brasileira ou um animado forró pé-de-serra. Fica a critério.

 

Já conhece o nosso instagram? Siga: @maistour

 

Dia 3

Visita à Foz do Rio São Francisco

Foto: Foz do Rio São Francisco / Arquivo pessoal

Vir ao Penedo sem conhecer a Foz do Rio São Francisco é o mesmo que pedir uma sopa sem caldo. A Foz é de uma beleza espetacular, um verdadeiro show da natureza que atrai visitantes de várias localidades. Está localizada na cidade de Piaçabuçu/AL e suas dunas móveis com areia dourada permitem fazer fotos de tirar o fôlego. O passeio para ver o encontro do rio com o mar traz paz e um pensamento bom sobre a vida. A duração para esta visita começa no período da manhã e se estende até a tarde, com almoço em Piaçabuçu. Faz-se necessário acompanhamento de informante para contar sobre a fauna, flora, assoreamento do Rio São Francisco, caça e pesca e a formação de ilhas. Pratos como peixe frito, cozido e os frutos do mar são as melhores pedidas. No mesmo dia, vale uma volta na belíssima praia do Pontal do Peba.

E depois de um dia de bronze, iniciar a noite visitando as pizzarias e lugares com música ao vivo.

 

Dia 4

Passeio Ecológico na Área de Preservação Ambiental Marituba do Peixe

  

Foto: APA Marituba do Peixe / Arquivo pessoal

Um passeio para acordar cedo e sentir o cheiro da natureza como ela é. Esta é a proposta do roteiro ecológico na APA Marituba do Peixe. É uma área que pertence as cidade do Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto. Distante do Penedo cerca de 15 minutos. Um convite encantador para os amantes da natureza que oferece caminhadas por trilhas em área de preservação, observação de espécies nativas, banho em riachos, visita para conhecer o artesanato local e apreciação da culinária que oferece uma deliciosa “galinha de capoeira”. O contato com a natureza promove bem estar, satisfação e renova as energias. Segundo pesquisas, visitar ambientes naturais faz bem para a saúde e trabalha a consciência sobre a importância da preservação da natureza (clique aqui para ver matéria relacionada).

A programação para este roteiro vai até a tarde e necessita de informante de turismo para guiamento.

Encerramento para a noite fica a critério do turista.

  

Foto: Igreja Nossa Senhora da Corrente / Kaio Fragoso

Diante da programação apresentada, o convite está feito para turistas interessados em passar dias inesquecíveis na região do Baixo São Francisco.

  

 Foto: Convento Nossa Senhora dos Anjos / Kaio Fragoso

Descubra Penedo com seus tesouros na arquitetura histórica, belas paisagens e contato com a natureza. Conheça o lado sergipano dividido pelo rio da integração nacional e tome aquele agradável “banho de chico”. São muitas opções de lazer para relaxar só ou acompanhado.

  

Foto: Teatro Sete de Setembro / Kaio Fragoso

Para mais informações, a agência de viagens e turismo Mais Tour estará à disposição para atender pedidos. Os serviços de passagem aérea e hospedagem também podem ser inseridos no pacote. Não deixe de experimentar os roteiros apresentados e descobrir de onde vem tanto charme e encantamento.

 

 

Avenida Duque de Caxias, nº379, centro

Penedo/AL

Comentários comentar agora ❯

  • Inês Marinho Peixoto Parabéns Fabrício você é realmente um rapaz muito inteligente ,que esta contribuindo plenamente com o desenvolvimento turístico de Penedo por puro amor a sua cidade e região da qual nasceu .Te desejo muito sucesso na sua vida em todos os sentidos. Te amo
  • Zélia Correia Porto lira Parabéns meu filho do coração. Sucesso você merece
  • Anderson França Matavilha Fabrício. Apoio e dou valor! ????????????????????????????
  • Carlos Souza Parabéns pela idéia e iniciativa de tornar isso real, mesmo sendo alagoano, as vezes esquecemos de conhecer nossa própria Cultura e conhecer nossas próprias cidades que são tão maravilhosas!! Diga-se de passagem mundial!! Visitando nossos municípios, incentivamos emprego, comércio, etc.
  • Fabrício Olá, gente! Muito obrigado pelos comentários. Grande abraço!
  • Carlos Jorge dos Santos Muito boa a reportagem, o local é um verdadeiro paraíso; ao longo dos meus 59 anos já visitei inúmeras vezes, e recomendo
  • Ana Paula Pontes Eu sempre acreditei nesse sonho, que bom você está realizando-o, de poder ver o turismo iniciando uma carreira a parti dessa sua iniciativa, com muita dedicação, empenho, força de vontade e determinacão. Indo pessoalmente a cada um desses lugares e pesquisando a historia de cada lugar. Parabéns!!!
  • Karine Parabéns meu amigo, seu trabalho é belíssimo, que Deus te abençoe grandemente, esse trabalho que você faz é um grande diferencial pra nossa querida Penedo. Sucesso!
  • Lucia Regueira Parabéns Fabrício, Roteiro muito bom. As possibilidades são muitas de sucesso. Penedo é show tenho certeza que os visitantes ficarão encantados. Vou divulgar bastante.
  • Lucia Regueira Parabéns Fabrício, Roteiro muito bom. As possibilidades são muitas de sucesso. Penedo é show tenho certeza que os visitantes ficarão encantados. Vou divulgar bastante.
  • Fabrício Os comentários são ó´timos! Agradeço demais pelo incentivo. Vamos em frente e forte abraço em cada um!
  • J Valdo Albuquerque Parabéns! Realmente uma belíssima cidade
  • Ana Paula Pontes Eu sempre acreditei nesse sonho, que bom você está realizando-o, de poder ver o turismo iniciando uma carreira a parti dessa sua iniciativa, com muita dedicação, empenho, força de vontade e determinacão. Indo pessoalmente a cada um desses lugares e pesquisando a historia de cada lugar. Parabéns!!!
  • Jacqueline Rodrigues Descritivo perfeito! Amo Penedo é realmente um encontro da História, Cultura e Natureza única do Baixo São Francisco!!!!!
  • Fabrício Agradeço pelos comentários e os recebo de braços abertos. Um grande abraço!
  • Aldete Dantas Alexandre PENEDO, cidade linda!
  • Jackeline Peixoto Parabéns Fabrício, lindo trabalho. Orgulho de você!!!
  • CRISTIANE DOS SANTOS. PARABÉNS FABRÍCIO, QUE DEUS ABENÇÕE SUA VIDA,COM ESSA FORMA LINDA E DEDICADA A SEU TRABALHO,CONTINUE COM ESSA FORÇA DE VONTADE E AMOR PELO O QUE VOCÊ FAZ.. UMA ÓTIMA TARDE PRA VOCÊ...
  • Joao E. Silva Roteiros Turísticos de altíssimo padrão. Até mesmo, imensamente úteis, aos penedenses que convivem e/ou àqueles que habitam, por muito tempo, fora desse esplendoroso habitat. É como acolho e indico.
  • José Acioli Prezado Fabrício, sou alagoano de Viçosa e conheço Penedo desde 1968, quando vivia minha juventude em Arapiraca, época em que visitava Penedo para assistir a jogos do Penedense e Asa. Vivo no exterior e aí estive no ano passado. Parabenizo você e visitarei sua agência no próximo ano. Parabéns.
  • Fabrício Olá, gente! Quero deixar aqui minha gratidão aos comentários. Eles são muito importantes. Nossa região é muito rica em atrativos turísticos e carente de trabalho direcionado para o desenvolvimento de atividades sustentáveis, por isso o apoio de todos é fundamental e fico feliz com o retorno. Abraço