Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Um convite ao lazer, cultura e informação

Postado em 25/07/2017 08:33

A mulher que mais contribuiu com o folclore penedense

Arquivo pessoal
A mulher que mais contribuiu com o folclore penedense

A postagem da vez é uma dedicatória inspiradora que conta um pouco da história de uma penedense determinada, autêntica, criativa e que sabia o que queria e como fazer para alcançar seus objetivos; o nome dela é Antônia da Silva Peixoto, conhecida pelos mais antigos e pesquisadores por Toinha Pitu ou Toinha dos Anjos.


 Dizer que ela foi a mulher que mais contribuiu com o folclore no município de Penedo, soa como uma afirmação emblemática e merece ser dissecada. Dessa forma, simbolicamente como numa colcha de retalhos, em que o alfaiate costura os pequenos pedaços de tecidos até formar o que serve de agasalho – e ao mesmo tempo nos remete ao passado – colhi informações das pessoas que conviveram com a personalidade homenageada, a fim de transcrever esta publicação.


 Conta-se que Antônia Peixoto não gostava do apelido Pitu, que se deu devido seu irmão, João Pitu. No entanto, respeitosamente, o nome Toinha Pitu era referência quando se falava em assuntos voltados à cultura, folclore e demais tradições populares, pois a mesma era dotada de um conhecimento pela arte de planejar e desenvolver suas paixões pela encenação, danças e canções, preservando a memória coletiva.

Arquivo pessoal
A limitação financeira que ela tinha para custear cursos de aperfeiçoamento na área, não era motivo que a impedia de desenvolver de forma alegre e criativa as manifestações folclóricas. Enquanto técnica em enfermagem, a mesma utilizava parte de seus recursos e contribuições de comerciantes e políticos, para a compra de materiais.


Se atualmente, falar em preservação e desenvolvimento de atividades culturais, como fonte para o desenvolvimento econômico e social, já é um assunto pouco valorizado, quiçá, numa época em que falar de turismo era coisa de outro mundo. Mesmo assim, sua capacidade de mobilizar os munícipes era tamanha quanto sua exigência pelo trabalho bem feito.


Além de realizar a coroação de Nossa Senhora, na Igreja Nossa Senhora dos Anjos (Convento Franciscano) e participar do coral das igrejas, era a pessoa mais capacitada para reunir crianças, formando grupos que compunham os anjos no convento, pastoril e quadrilhas, onde foi precursora. As crianças, incluindo seus sobrinhos, estavam sempre à procura de uma vaga para participar e ninguém pagava.


Toinha Pitu faleceu no ano de 1999, ao 75 anos de idade. Sem dúvida, ela fez a diferença na vida de muitas pessoas através da arte, contribuindo com o desenvolvimento do folclore de forma saudável e generosa, o que resultou em memórias felizes.

 

http://maistour.com.br/
@maistour
82 99674-8900

Publicidade


 

Comentários comentar agora ❯

  • Penedo Espero que não deixem de existir pessoas assim. Que nossa cultura não se perca. Que a identidade do nosso povo não morra. E que existam sempre canais abertos para a nossa história.
  • Geilsa Martins Rocha Tive a honra de participar de algumas encenações bíblicas na Catedral de Penedo, sob o comando e direção de Toinha Pitu. Era uma festa. As crianças adoravam aquilo tudo. Belas lembranças desse tempo!!
  • Fabrício Obrigado pelos comentários!
  • Tania Cabral Que belo texto Fabrício ! Mais informaçaoes importantes sendo compartilhas do nosso e para nosso povo penedense. PARABÉNS, sou sua fã !
  • Ana Paula Pontes Nascimento MAIS QUE BELO TEXTO E QUE MARAVILHOSA HISTÓRIA, GOSTO MUITO DE HISTÓRIAS POPULARES COM PERSONAGENS REAIS... MEMÓRIAS DE PENEDO... MUITO BOM!! NÃO TINHA CONHECIMENTO DE TOINHA PITU. PARA VOCÊ VÊ, QUE DELÍCIA ACESSAR SEU BLOG E PODER CONHECER HISTÓRIAS MEMORÁVEIS... BONS RESULTADOS!!PARABÉNS!!
  • Fabrício Feliz com os comentários de vocês, viu. Muito obrigado!
  • Dulce Andreza Santos de Oliveira BOM DIA A ESCOLA EM QUE LECIONO FARA UMA FEIRA DOS MUNICIPIOS COM O TEMA MULHERES QUE CONTRIBUIRIAM PARA DESENVOLVIMENTO,LOGO FALARES SOBRE ANTONIA PITÚ ,É POSSIVEL NOS ENVIAR MATERIAL SOBRE A MESMA ? DESDE JÁ AGRADECO,