Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Um convite ao lazer, cultura e informação

Postado em 25/10/2017 08:00

As Ruas Musicais do Penedo-AL

Arquivo site "aquiacontece"
As Ruas Musicais do Penedo-AL
Festa na Rua 15 de Novembro

O Brasil é um país de cultura rica e diversificada que atrai gente de várias partes do mundo. As pessoas de fora querem saber o que nós temos de tão maravilhoso e extraordinário e por isso passam a nos visitar, buscando vivenciar experiências enriquecedoras e inesquecíveis.

A alegria do brasileiro é contagiante e, ao mesmo tempo, contraria os índices negativos de desenvolvimento humano, quando comparado a outros países que se encontram numa posição de destaque, porém, onde as pessoas não expressam o mesmo calor humano.

Temos na música brasileira, as danças sofisticadas como um instrumento que ajuda o Brasil na imagem exótica que ele usufrui no mundo. Neste país, todo mundo escuta todo tipo de música, seja o samba, axé, pagode, brega, sertanejo, rock, reggae... Tudo misturado para provocar muita emoção. Como disse a cantora Daniela Mércury, o que escutamos no Brasil é música popular brasileira.

As datas comemorativas, carnaval e São João, trazem alegria e cultura popular. No Nordeste, em especial, na cidade do Penedo-AL, vale lembrar que as ruas realizam eventos carnavalescos e juninos caracterizados por uma cultura peculiar e contagiante. Há quem lembre, no período junino, dos concursos da rua mais ornamentada, a comida típica mais gostosa, a quadrilha mais animada e etc. Com o passar dos anos, algumas destas atividades deixaram de fazer parte do calendário junino, deixando-nos conformados apenas com os concursos de quadrilha que se esforçam todos os anos para manter viva tal tradição.

 Arquivo site "aquiacontece" 

Apresentação de quadrilha junina no centro de Penedo - site aquiacontece

Já sobre o carnaval, é bom lembrar que além do desfile de blocos que animam as ruas do Penedo e da “lavagem do beco” – que é a abertura do carnaval penedense –, tem-se destacado a tradicional festa do “Beco do Hospital”; o “BH Folia”, que é a rua Dr. Carlos Martins. Com muitas cores e o famoso “mela-mela”, os foliões se divertem ao som das orquestras de frevo e dos paredões de som. É normal que pessoas de outros bairros participem das festividades, até porque, eventos como estes fazem parte da opção de lazer daqueles que buscam distrações e divertimentos.

  

"BH Folia" - foto de Geo, disponível no facebook

Neste ano de 2017, o bairro Senhor do Bomfim, o Oiteiro, também participou do carnaval com a proposta da "Primeira Lavagem do Bomfim", onde os foliões ficaram num vai e vem entre a igreja Senhor do Bomfim e a grande estátua do Cristo Redentor, acompanhados de orquestras.

  

Primeira Lavagem do Bomfim - foto de Alex, disponível no facebook

Com isso, é interessante pensar que as lideranças dos outros bairros poderiam se mobilizar para animar suas ruas nestes períodos, com muita criatividade e irreverência. Tal realização poderia ser vista como uma forma de entreter e divertir os moradores, assim como, atrair visitantes e turistas que estejam no município ou com pretensão de nos visitar.

A música é algo tão importante que, durante o lastimável período da segunda guerra mundial, era usada como um meio de encorajar soldados para o combate e acalmar os familiares dos militares que morreram no campo de batalha.

No município do Penedo tem a tradição das festas dos bairros que celebram missas e realizam eventos contratando bandas e músicos locais, são artistas de qualidade com nível considerável. Daí, que tal desenvolver mais atividades musicais nos períodos festivos e ao longo do ano, valorizando os músicos e as ruas? Gêneros musicais nós temos e isto é bom!

A rua 15 de novembro já tem tradição de realizar eventos no dia em que se comemora a Proclamação da República, ou seja, um bom exemplo a seguir. Creio que Penedo precisa de um trabalho mais dinâmico e criativo com objetivo de valorizar ainda mais o que temos de melhor.

 

http://maistour.com.br/
Siga no Instagram: @maistour
Whatsapp: 82 99674-8900

Publicidade


    

Comentários comentar agora ❯

  • Ricardo Oliveira Parabéns, sua coluna sempre trás informações de grande valia e curiosidades que às vezes não sabíamos. Abraço.
  • george Mais uma vez parabéns, bela abordagem sobre Penedo e suas tradições.
  • Fabrício Olá, RICARDO OLIVEIRA! Muito obrigado por acompanhar. Abraço!
  • Fabrício Obrigado pelo comentário, GEORGE. Abraço!
  • Neusa Cerqueira Muito bem ! Ótima colocação, Moradores da nossa querida Penedo tem que ver essa colocação com bom senso olhos. Parabéns
  • Fabrício Olá, NEUSA CERQUEIRA. Muito obrigado pelo comentário. Abraço!
  • Valéria Santos Esse meu primo arrasa, sempre com conteúdos incríveis. Parabéns. Sempre destacando as historias de Penedo, que muitos ainda não conhecem. <3
  • Joyce Maryane Sempre com Belas palavras, parabéns primo pelo trabalho arrasando como sempre, adoro ler suas historias sobre os bairros de penedo. continui sempre divulgando nossa querida penedo. Grande Abraço e sucesso :D
  • Fabrício VALÉRIA SANTOS, minha prima, muito obrigado pelo comentário. Fico feliz! Um abraço!
  • Fabrício Muito obrigado pelos elogios, JOYCE MARYANE. Um forte abraço!