Giro Penedo

Giro Penedo

Postado em 23/08/2021 10:57

Guilherme Lopes supera desafios e consegue transformar a área da Saúde em Penedo

Reprodução
Guilherme Lopes supera desafios e consegue transformar a área da Saúde em Penedo
A atuação de Guilherme Lopes na gerência da pasta tem sido alvo de muitos elogios

Assumir a titularidade de uma pasta tão importante quanto à Saúde em tempos normais é um grande desafio e durante uma pandemia como essa que estamos vivendo então as dificuldades triplicam, o que exige ainda mais dedicação para oferecer uma gestão exitosa à população.

Em Penedo, graças ao trabalho desenvolvido pelo secretário municipal de Saúde, Guilherme Lopes, e toda sua equipe, a pasta tem conseguido feitos importantes, entre eles, o de humanizar a assistência para quem mais precisa, aproximando assim o serviço público do povo.

A atuação de Guilherme Lopes na gerência da pasta tem sido alvo de muitos elogios por parte da população local e também da classe política que avalia como positiva a gestão da Saúde na cidade ribeirinha, que, atualmente, conseguiu finalizar a contratação de médicos, fazendo com que todos os postos da cidade possam oferecer atendimento à comunidade.

Nesses 8 meses em que segue à frente da pasta, Guilherme Lopes conseguiu dar uma dinâmica diferente em todos os setores e isso foi fundamental para que à Saúde de Penedo se tornasse referência em Alagoas, onde, inclusive, foi um dos primeiros municípios a conseguir iniciar a vacinação de pessoas com 18 anos, ou mais.

Nesse período também foram realizados quase 10 mil exames no Centro de Diagnóstico Dr. Almir Nogueira Lopes, recorde nunca batido antes. Foram 3449 tomografias; 1711 raios-x; 1057 mamografias e 3395 ultrassonografias. Já no Laboratório Municipal de Penedo, foram feitos quase 80 mil exames esse ano.

Além da ampla oferta de análises clínicas, reforma de postos de saúde, ampliação de equipes e reforço de equipamentos, a cidade também conseguiu ser referência a nível nacional por ser o primeiro município do Brasil a utilizar o Conect SUS, uma ferramenta digital que disponibiliza o prontuário eletrônico dos usuários do Sistema Único de Saúde, tanto para o paciente quanto para o médico!

E as boas notícias na saúde não param por ai... Depois de uma avaliação criteriosa dos representantes do Ministério da Saúde pelo Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade do Centro de Especialidades Odontológicas, Penedo ficou em 3º lugar nos 21 CEOs de todo estado, e em 1º lugar nos municípios acima de 50 mil habitantes.

Outros destaques são os programas mantidos em Penedo, como “O Redenção” e o “Melhor em Casa”, bem como os lançados recentemente. Com o objetivo de aproximar ainda mais os serviços de Saúde da realidade dos povoados, o município agora conta com o “Saúde por Todo Canto”. Todos os meses, equipes visitarão uma comunidade, levando todos os equipamentos e profissionais necessários para ofertar consultas médicas, vacinação contra a covid-19, atendimento odontológico, consulta com especialistas e exames laboratoriais, entre outras ações. O primeiro povoado a ser atendido será a Ponta Mofina.

Outro programa que acaba de sair do forno é o “Acelera Saúde”, que tem o objetivo de acabar com a demanda reprimida de exames, consultas e cirurgias eletivas não realizadas antes por conta da pandemia. Que os avanços na Saúde e também em todas as outras áreas continuem acontecendo para melhorar a vida do povo ribeirinho.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Sandoval Eu tenho certeza que essse elogios são referentes a gestão Covid....Secretário vá ao Sesp e veja como tá a liberação de exames...a desculpa é o Conesul...que limita as vagas...uma vergonha....saúde é sinônimo de necessidades urgentes...Ah não venha me dizer que tem a UPA...lá só tem soro. Previna-se
  • Sandoval Exames periódicos é a melhor gestão a ser aplicada. Previna-se e certamente vc terá uma boa saúde. Secretário agilidade na liberaçao de exames. Sou da unidade Sesp.