Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 01/06/2010 16:48

Curtas, Médias e Moduladas

Se os deputados não prestam, azar!

Uma pesquisa amplamente comentada nos meios políticos e na imprensa do estado, mostra, segundo os especialistas de plantão, que os candidatos mais votados nas eleições do próximo 3 de outubro serão mesmo aqueles que ficaram conhecidos pela Operação Taturana da Polícia Federal.

Pesquisa é um mecanismo amplamente usado no período eleitoral, que requer a participação de pessoas (eleitores) e que ajuda a construir conhecimento.

Se elas, as pesquisas, apontam que os “taturanas” serão os mais votados, resta apenas parabenizar o deputado Marcelo Victor quando, em 2008, no plenário da Assembléia Legislativa declarou: - “Se esses deputados que estão aqui hoje, eleitos pelo povo, não prestam, azar!

Ouça o áudio.

...”ou parar no tempo como a cidade fez”

José Sales, penedense, irmão do Dr. Francisco Sales, presidente da Fundação Casa do Penedo, escreveu um emocionado poema sobre sua origem, infância, adolescência, maturidade e destino.

No poema, que recebi das mãos do Dr. Hélio Lopes e aqui transcrevo, José Sales, em uma dúzia de linhas retrata o Penedo de outrora e os sonhos mágicos que transformam as vidas de quem ama esta cidade em enredo hollywoodiano.

Mas o que me perturbou profundamente em sua composição poética foi a destreza e habilidade de expressar em uma frase todo o desânimo de um povo que se vê açoitado de um lado pela decepção e do outro pelo marasmo que parece subtrair a alma guerreira que noutros tempos libertou-se do invasor.

“Deixei a minha vida na Rua da Penha,
E voei como um pássaro buscando liberdade,
E por mais liberdade que hoje tenha,
Sou prisioneiro das lembranças da cidade.
Eu quero minha vida de volta,
Cansei de voar, de sonhar o sonho inatingido
Sem saber que o próprio sonho me escolta
Para o lugar onde o destino me fez nascido.
Quero de novo a Rua da Penha, 126.
Quero resgatar o tempo que perdi
Ou parar no tempo como a cidade fez.
Mas quero Penedo para amá-la como nunca fiz.”

Nova Linha de Transmissão(?)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA vai realizar no dia 9 de junho, às 19 horas, no Theatro 7 de Setembro, uma audiência pública sobre a implantação da Linha de Transmissão de 230 kV, denominada Jardim Penedo.

Na audiência pública serão apresentados o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental relativos à linha. A audiência também servirá para prestar esclarecimentos à comunidade, segundo o convite divulgado na imprensa, disponibilizando, inclusive, transporte para os moradores do município sergipano de Santana do São Francisco, considerada “área de influência direta do empreendimento”.

O que falta é o IBAMA, a Chesf ou seja lá quem for explicar que linha é essa, onde é o Jardim Penedo e muitos outros questionamentos que o pessoal técnico da Eletrobrás (antiga Ceal), não sabe responder.

Aliás, em Penedo, ninguém da empresa foi comunicado sobre o assunto que, para a população é, no mínimo, estranho.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Roberto Quando as coisas estão indo... só resta lamentar em versos e prosa. Por que somos todos iguais ? Ou iguais somos nós ? Ah que coisas acontecem todos os dias, a todo instante e em todas as eleiçôes. Já dizia o ditado: " Ema, Ema cada um com seus Problemas"