Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 02/09/2011 14:39

O folclore no Rádio - Eita tiro da porra!!!!

aquiacontece.com.br
O folclore no Rádio - Eita tiro da porra!!!!

O brilhante intelectual penedense Carlos Hora, grande artista plástico e querido professor de inglês de várias gerações assumia o cargo de Secretário Municipal de Cultura quando surgiu a idéia de inovar nas comemorações do aniversário de Penedo com a utilização do famoso canhão da praça da Prefeitura.

Durante os preparativos do evento, com a imagem do cano do inofensivo artefato bélico apontando para o caudaloso rio São Francisco, a visão de um tiro deflagrado no momento mais solene da festa que homenageava inúmeras personalidades, pareceu algo espetacular.

Chamou-se então um especialista em fogos de artifício, encomendou-se o tiro do canhão e no dia certo, na hora exata, com toda a pompa, lá estavam as autoridades.

Praça enfeitada, banda de música, políticos, homenageados, o clero a imprensa e a comunidade, todos devidamente engalanados, participavam das comemorações e esperavam o anunciado momento especial da festividade. A rádio Penedo FM transmitia ao vivo com o repórter Lula Costa.

No instante combinado, no ápice da abertura das comemorações, o foqueteiro foi chamado para acender o estopim.

Isqueiro na mão, o “especialista” hesita. Acende o cordão e, semblante carregado, dá dois passos para trás e depois sai em desabalada carreira praça afora.

Atônitos, os espectadores não têm tempo de perceber o que está acontecendo até que ouvem o barulho ensurdecedor do tiro do canhão e logo após o tinir dos cristais da casa da professora Consuelo Cruz, esfacelando-se.

Foi uma correria. O povo entrava na igreja, na Câmara, nas casas, enveredava pela praça Padre Veríssimo e pela rua Don Jonas Batinga. Na porta da Catedral Diocesana, pasmo, Lula Costa permaneceu com os microfones do carro de som e da emissora na mão olhando, absorto, a bola de fogo e fumaça que descia ladeira abaixo pela rua Dâmaso do Monte.

Depois, um silêncio sepulcral se abateu sobre o pelourinho penedense.

Foi então que o padre tocou no braço do Lula Costa:

- Lula, diga alguma coisa.

E a voz de Lula Costa, aflito, vendo o canhão saltar da base, ao vivo, pela rádio Penedo FM ecoa nas paredes seculares do Penedo:

- Eita tiro da porra!!!!!!!!!!!
 

Comentários comentar agora ❯

  • Juliano Macedo Silva Essa foi boa!!! heheheheh
  • BRUNO MAIA Muito bom !!!kkkk .... essa fórmula é perfeita : uma comemoração histórica + o auxílio luxuoso da colunista + o nosso Lula Costa !!!!!!
  • EDVAN SIMOES A frase final só poderia sair do nosso querido Lula Costa.
  • Mario Jorge Neto Athayde O Lula Costa, como sempre,autentico que maravilha de observação.
  • Jean Lenzi São coisas que só essa Penedo tem!!! Para nossa alegria!!!
  • Roberto Quase o tiro saiu pela culatra !!!
  • eleitora Martha essas suas histórias são hilárias,o melhor de tudo e que são verítícas. Aquela do cadáver deitado foi muito boa. abraco
  • Gabriela Flores Eu não sei quem é mais maluco... A pessoa que teve essa ideia, o tal do "fogueteiro", ou o povo que achou que isso iria dar certo... Não moro em Penedo há seis anos e é uma pena que eu tenha perdido essa cena... Com certeza ninguém esquecerá dessa história.
  • Jorge Vasconcelos Araujo É, esse realmente a discr~ção completa do nosso amigo Lula Costa. O curioso dessa hitória e fidelidade de como é narrado o fato veridico essa e a figura fidedígna do Lula! kkkkkkkkkkkkk
  • Cleber Lisboa Pereira CARLOS HORA INTELECTUAL DESDE QUANDO
  • Clemente Teixeira Higino Essa foi boa! quase que causa um grave acidente por desconhecimento de como utilizar um canhão. Na próxima vez, ver se convida um profissional DT para as devidas orientações. O sr. José Vécio, meu padrasto deve ter ficado aflito lá no céu por ter projetado neste local este simbolo. SO - DT - HIGINO
  • Paulo César Eu estava lá, assessorando o Secretário de Cultura Carlos Hora quando o fogueteiro correu pra trás da Catedral, só deu tempo de tirar a pivetada de perto, e pedir que um milagre acontecesse depois do tiro do canhão, ai Deus iluminou Lula Costa e ele gritou Eita tiro da porra!