Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 04/12/2009 20:09

O Tico não é o Teco

Segundo especialistas, o movimento sindical moderno tem cinco missões: representar, organizar, reivindicar, educar para a cidadania e lutar por justiça social. Descumprir essas missões ou inverter a ordem, pode descaracterizar sindicatos, transformando-o em apenas “grupelhos” que se valem de uma condição estabelecida em lei para ter estabilidade no emprego, um certo prestígio na sociedade e/ou uma forma de ocupar espaço dentro da política partidária.


Foi, portanto, pelo cumprimento dessas missões, que o Francisco Sousa Guerra venceu as eleições desta sexta feira sendo reeleito para mais quatro anos à frente do Sindicato dos Servidores Públicos de Penedo.


Não se faz mais sindicalismo de porta de fábrica, de piquete, de protesto, armados com megafone, bandeiras e palavras de ordem. O mundo mudou. No época da Revolução Industrial, quando o sindicalismo deu os seus primeiros passos, esse tipo de ação por parte dos trabalhadores era mais do que necessária, era vital. Lutava-se não apenas por melhores salários e condições de trabalho, defendia-se a vida porque a morte era direito dos patrões. Basta lembrar o episódio de 1857 que deu origem ao Dia Internacional da Mulher onde mais de cem mulheres operárias foram barbaramente assassinadas simplesmente porque reivindicavam melhores condições de trabalho, redução da jornada de trabalho de 16 horas e salários iguais aos dos homens.


O Sindicalismo atual tem outra cara. A sociedade foi organizada, a legislação oferece garantias constitucionais e trabalhistas e os sindicatos se reestruturaram.


Hoje, predomina o diálogo nas negociações, inclusive porque é imprescindível levar em consideração nas ações sindicais as chamadas condições sócio econômicas do país e do mundo, o mercado de trabalho e a política partidária que formata os governos.


É inegável que Tico, como é conhecido, foi impelido para os caminhos do sindicalismo pelo envolvimento de sua função de Procurador do Município e pela crise vivenciada pelo sindicato onde denúncias de inúmeras irregularidades levavam o Sindispem à mais completa desmoralização perante os seus representados.


Foi ele quem, naquele momento, assumiu o compromisso de representar os servidores públicos, organizando o Sindispem, restabelecendo a ordem, ordenando as pendências e resgatando a credibilidade.


É o Tico quem, ao discutir com cada categoria sua missão, suas carências, suas reivindicações, direitos e deveres, educa os servidores para o efetivo exercício da cidadania e, por fim, é ele quem está lutando por justiça social quando dialoga com os gestores públicos, reivindica direitos, garante conquistas e zela pelo bem estar do servidor através de ações que melhoram sua qualidade de vida.


Esse é o sindicalismo moderno, atuante, construído no dia a dia com ações concretas e não apenas com discursos ultrapassados e estéreis que remetem à mais obsoleta ideologia.


Os servidores público de Penedo reconheceram isso e o reelegeram, numa disputa valorizada pela participação do sindicalista, radialista e ex-vereador Jorge Seixas Serapião que, inegavelmente, teve o apoio de alguns segmentos da administração municipal, com o envolvimento direto de aliados e afilhados do atual prefeito.


Agora, cabe ao Tico, que não é o Teco, repensar o que foi feito e fazer o que foi proposto durante sua campanha. É assim que agem os que estão preparados para fazer história. E se o conheço bem, como penso, ele deseja deixar seu nome gravado na história honrosa do Sindispem e de Penedo.
 

Comentários comentar agora ❯

  • carlos antonio Dr Francisco Guerra vai tentar galgar a Prefeitura podem ter certeza o que seria uma grande uma otima oportunidade de se siar da mesmice politica penedense!!!
  • OMBUDSMAN SUGESTÕES DE TÍTULOS PARA OUTRAS MATÉRIA : * PENEDO 2012 : UM TICO JÁ É O SUFICIENTE !!! * TICO 2012: CHATO É SER INCOMPETENTE !!!! * 2012 : FRANCISCO GUERRA AOS FORASTEIROS !!!
  • Antonio Góes Cara Marta. Quero parabenizá-la pela excelente matéria, de forma eclética, atual e futurista. Abraços, Antonio Góes Comunicador DRT 5.307/Ba
  • Daisy Se o Tico balançou a cidade c a eleiçao do SINDISPEN, imagine o q ele não fará em 2012 p prefeito? O cara é de se tirar o chapéu!!! Parabéns Tico pelo seu trabalho e sua dinamica. TICONHEÇO 2012 já rsrsrsrsrsrsrsrs
  • Victor Quero ver a configuração das eleições de 2012, já que Penedo se polarizou em duas vertentes, "os que votam no Marcius" e "os que votam no Alexandre", Dr. Tico em 2012? Pode ser, acho que é a té desejo dele mesmo, repito, acho! Mas será que ele tem força o suficiente para ir de frente ao prestígio do Marcius Beltrão? Ser vice então! Será que seu ego deixaria?
  • ANA Martha Parabéns por esta, e outras excelentes matérias já postadas neste site por você que, como sempre, faz uso da sua marca registrada "A RAZÃO". abraços Ana
  • eleitor 2012 MARCIUS PREFEITO E TICO VICE ESSE É MEU VOTO.
  • Roberto Esta vitória esmagadora de Dr. Tico, tão somente demonstra a insatisfação dos servidores e do povo com esta atual desadiministração que ora dirige os destinos de nossa cidade. Parabéns Dr. Tico.
  • Paulo Rocha Mota Cara Amiga Matha, Aqui vai mais um cometário ao tempo em que a parabenizo duplamente, por que ! Em primeiro lugar brilhante matéria, pelo isento e espetacular histórico sobre o sindicalismo no Brasil e em particular na nossa querida Penedo, em segundo lugar corroboro com o perfil traçado do probo e profissional do direito e amigo Tico. Parabéns. Um abraço, Paulo Mota
  • Roberto Marta, você é uma pessoa muito inteligente. Disso não tenho nenhuma dúvida. E é por isso, que venho aqui afirmar: ficou bem claro quem teve apoio extrasindical. Não foi a Chapa 2, encabeçada por Jorginho, que não poderam confeccionar sequer a décima parte das 1000 camisas confeccionadas pelo Tico. A Chapa 2 não pode ter 1% dos carros contratados pela Chapa 1 do Tico Guerra. Também Jorginho e seus companheiros de chapa não poderam oferecer lanches, refrigerantes e água mineral. Tudo isso poderia configurar compra de votos numa eleição municipal, por exemplo. Por isso, não foi a Chapa 1 quem venceu a eleição, e sim, um grupo montado pelo ex-prefeito, por diversos vereadores e ex-coordenadores da gestão passada. E ainda trouxeram "sindicalistas" para torrarem o dinheiro do SINDSPEM no Hotel São Francisco. "AS PALAVRAS COMOVEM, MAS SÓ O TESTEMUNHO ARRASTA MUTIDÕES"
  • yarley dantas dos santos Cuidado eleição de sindicatinho não é eleição p/prefeito, e alem do mais, cuidado que o PASSADO CONDENA.
  • CARLOS marta, nós penedenses pregamos e torcemos que nossos administradores publicos, contratem empresas aqui de penedo para trabalhar na nossa cidade, e em prol, da nossa cidade, mas isso não esta acontecendo na atual gestão que se diz ser tào eficiente, tão justa com nossa cidade, com nossos habitantes, pois e marta nós temos em nossa cidade uma empresa de união dos palmares fazendo o calçamento de nossas ruas. sera que e preciso trazer uma empresa de fora onde tem tantas empresas aqui na cidade. pois e marta ja esta mais perto. vamos aguarda.