Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 05/06/2010 11:06

Prefeito Israel Saldanha decreta:

Leia a íntegra do decreto que declara que o “Berço da Civilização Alagoana”, pela primeira vez em sua história, encontra-se em estado de perigo iminente, calamidade pública e de urgência administrativa na saúde.

(LINK COM O DECRETO)

Agora reflita:

Claro que há problemas no setor e que muitos municípios brasileiros têm dificuldades na área de saúde, mas é claro que também sabemos que o que falta neste país, não é dinheiro para a saúde, mas capacidade administrativa e, o que é mais grave que todas as doenças diagnosticadas pela ciência: CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE!

Exemplo disso são os escândalos que se sucedem do tipo MÁFIA DOS SANGUESSUGAS, MÁFIA DAS AMBULÂNCIAS, MÁFIA DAS AIHs, TRANSFERENCIA DE MEDICAMENTOS DA REDE PÚBLICA PARA HOSPITAIS PARTICULARES, ROUBO DE PEÇAS DE EQUIPAMENTOS (de Mamógrafo, por exemplo), DESVIO DE COMBUSTÍVEL, LOCAÇÃO IRREGULAR DE CARROS, GRATIFICAÇÕES ESCANDALOSAS (essas do tipo salário de R$ 1.300,00 e gratificação de R$ 3.700,00), REFORMAS DE POSTOS DE SAÚDE SEM LICITAÇÃO, EMISSÃO DE NOTAS FRIAS, CESSÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS PÚBLICOS PARA CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS PARTICULARES, etc...etc...etc...

Tudo isso (e muito mais!), aliado à incúria e desídia administrativas, às contratações de pessoas sem qualificação para o setor e que têm como único objetivo saldar débitos de campanha, à falta de compromisso com a palavra e o povo, geraram esse monstro que, comparado com os anteriores narrados na Odisséia dos Pedrenses contra os Coquenses, colocam-nos dentro de um circo dos horrores.

O decreto de agora, como outros, responsabiliza pelo caos a “GRAVE SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA E A QUEDA DE RECEITA”.

Então, pergunto:

Por que a folha do município aumentou 10 milhões de reais no ano de 2009? Será que foi o salário do excelente, extraordinário, competentíssimo profissional Aedes Aegypti, que inflacionou a folha?

Seria justificável, já que ele trabalhou tão bem que nós estamos vivendo uma EPIDEMIA DE DENGUE!

Por que alugaram e reformaram imóveis particulares, nababescamente decorados, enquanto o lixo se acumula nas ruas da cidade?

Por que não priorizaram a saúde da população, com pagamento justo de profissionais, aquisição de remédio, combate ao mosquito da dengue, etc, se a Constituição determina apenas o percentual mínimo de recursos para ser aplicado no setor e o máximo está de acordo com o compromisso do gestor com a saúde do povo?

Por que contrataram a locação de carros de luxo para os gabinetes dos titulares da municipalidade (algo em torno de 260 mil reais no ano de 2009, segundo Balancete Novembro/2009), se o dinheiro era curto e não dava para comprar o remédio dos hipertensos, dos diabéticos e dos doentes mentais?

Por que gastaram dinheiro com o fardamento do agora “exército do purgatório celeste” (no inferno só se entra de vermelho, estão em fase de transição), quando os lençóis da Unidade de Emergência mais parecem trapos esgarçados e encardidos?

Por que adquiriram supérfluos móveis e objetos de decoração, quando a cadeira do dentista do posto da Vila Matias sumiu depois da foto da inauguração e na Unidade de Emergência o povo só tem um banco duro e descascado na sala de espera e outros de cimento na recepção?

Falta de visão, de compromisso, de capacidade administrativa ou simplesmente descaso?

Não é nada disso? Ah, bem! Mas, se não podia melhorar, por que piorou?

Afinal, quem é o responsável pelo caos em que Penedo se encontra?

Se estamos vivendo em tempos de PERIGO IMINENTE, quando, finalmente, vamos defenestrar esse perigo de nossa cidade, evitando que ele contamine com o vírus mortal da mentira o Berço de nossa civilização que luta para escapar do índice de mortalidade infantil?

Se chegamos ao ESTADO DE CALAMIDADE, que significa catástrofe, desgraça, infortúnio, então os nossos governantes vão usar o magnífico mecanismo da lei.

Muito bem! A Lei, senhores, permite que se contrate pessoas, serviços e obras sem licitação, isto é, do jeito que o Diabo gosta, além de tornar o município apto a receber repasse de dinheiro federal e estadual mesmo em um período de campanha eleitoral e em débito com a União, o que é o caso de Penedo, pois deixaram de pagar a Previdência Social.

Ah!1 – O decreto é homologado pelo governo do estado;

Ah!2 - Se o Decreto está datado de 17 de maio e entraria em vigor no “décimo dia do mês subseqüente”, portando a partir de quinta-feira, 10 de junho, Dr. Raimundo Souza, que foi convidado no dia 13 de maio ia ser, mais uma vez, enganado?

E ainda: se o governo do estado garante, com esse decreto, repasse de recursos até dezembro (quando termina o governo e o exercício), o que será de nós a partir de 1º de janeiro de 2011?

Com a palavra aqueles que tanto queriam a chave do cofre e o segredo da famosa “caixa-preta”!

Comentários comentar agora ❯

  • Gustavo Tem tanta gente em Penedo de olho nessa prefeitura que aceitaria ser prefeito de qualquer maneiro!! com esse decreto, sem esse decreto...do jeito que vinhesse ele aceitava...aceitava não né?? aceita!!!
  • gilvan SP OLHA AÍ TÁ VENDO SÓ COM QUE ERA QUE QUERIAM QUE O DOUTOR RAIMUNDO SE ABRAÇACE? E AINDA TINHA BASTANTE GENTE CRITÍCANDO ELE POR NÃO TER ACEITADO A SECRETARÍA DE SAÚDE! NA VERDADE ELE IRÍA SE FERRAR COM SABOR DE FRAMBOESA.
  • Roberto Olha isso não é novidade. Só faltava esta justificativa Decreto ? Pra que, receber verbas ? Agora o que falta ? Quem opina?
  • anderson é povo de penedo temos uma grave crise mais nas eleições desse ano temos que dar uma resposta as pessoas que fizeram isso com nossa cidade.
  • Josimar Eleno Morera Veloso Precisamos ser mais solidários com as causas da nossa Terrinha e deixarmos de lado as críticas indiretas.Né, né né?
  • Josimar Eleno Morera Veloso Vamos eleger, alás nomear o " Gustavo" com secretário de saúde de Penedo. Ok!