Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 08/09/2011 17:55

Folclore no Rádio - A Desova e o Palpite Infeliz

Palpite Infeliz

A história do rádio penedense é farta em acontecimentos hilários. O rádio é assim: vibrante, autêntico, preciso e na maioria das vezes, irretocável.

Na década de 60, no auge da Emissora Rio São Francisco, Ubiratan Guimarães operava as carrapetas da ZYH 246, e a rádio transmitia, diretamente do Palácio Episcopal o pronunciamento diário do então bispo de Penedo, Don José Terceiro de Souza.

A fala do chefe espiritual da Diocese ia ao ar todos os dias, logo após a apresentação da Hora do Brasil e era acompanhada atentamente por toda a comunidade católica que ouvia, através das ondas médias, a palavra e as bênçãos de seu Pastor.

Ao final de cada pronunciamento, feito em clima de veneração espiritual, os ouvintes, contritos, recebiam a benção em latim:

- Et benedictio Dei omnipotentis, Patris et Filii et Spiritus Sancti descendat super vos et maneat semper.

(Tradução: E que a bênção de Deus Todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém).

Dos estúdios da São Francisco, a Voz da Unidade Nacional, sai então do vozeirão de Nelson Gonçalves, os versos da música de Noel Rosa:

“Quem é você, que não sabe o que diz.
Meu Deus do céu, que palpite infeliz”

 

A Desova

O telefonema de um ouvinte ao Departamento de Jornalismo da rádio Penedo FM informou sobre a localização de um corpo na zona rural do município e imediatamente deslocamos a nossa unidade móvel com PC (Paulo César) e Rafael Medeiros para o local onde o corpo teria sido “desovado”.

Plantão de notícia, entrevista com o pessoal da Polícia Militar e da Polícia Civil, fotos, etc...etc...etc...

Mais tarde, recebemos a visita de uma amiga que contou sobre a interpretação de dois ouvintes.

No balcão de um supermercado de Penedo, dois funcionários conversam:

- Amigo, você ouviu a rádio? Encontraram um corpo.

- É verdade – disse o interlocutor – o corpo foi desovado.

- Que maldade, bicho, será que arrancaram os ovos do cara quando ele estava vivo ou quando estava morto?

 

Comentários comentar agora ❯

  • Marcos Essas histórias são maravilhosas e você devia reunir em um livro. Parabéns e obrigado por no fazer rir.
  • eleitora Marhta. Eu concordo com o conmentário anterior. Vc deveria reunir todas essas hitórias em um livro,eu imagino que vc tem material para escrever não um mais varios livros. abraco
  • eleitora Marhta. Eu concordo com o conmentário anterior. Vc deveria reunir todas essas hitórias em um livro,eu imagino que vc tem material para escrever não um mais varios livros. abraco
  • VANILSON ANTUNES Martha vc é d+ adoro vc e suas Hestorias, sou seu fã a muitos anos, desde o tempo q sua irmã trabalhou ai na Emissora. Um grande abraço