Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 11/01/2010 12:04

Curtas, Médias e Moduladas

Cone Freire - aquiacontece.com.br

Bom Jesus dos Navegantes, Patrimônio Imaterial do Brasil

Uma boa notícia sobre o Bom Jesus dos Navegantes, a maior festa religiosa e festiva de Penedo e da região do Baixo São Francisco, foi propagada esta manhã (segunda-feira) pela Fundação Casa do Penedo.

O penedense Francisco Alberto Salles, fundador e presidente da instituição, está elaborando um projeto que será encaminhado à UNESCO, cujo objetivo é transformar a Festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo em um patrimônio imaterial do Brasil.

  

Bom Jesus dos Navegantes I

A convite do presidente da Executiva Municipal do PMDB e proprietário da Rádio Penedo FM, Ronaldo Lopes, a procissão fluvial do Bom Jesus dos Navegantes deste ano contou com as presenças do senador Renan Calheiros, do ex-governador Ronaldo Lessa, do ex-governador Moacir Andrade, do deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Darcísio Peronde (PMDB), da secretária nacional do PMDB MULHER, Regina Peronde, do ex-prefeito de Penedo Marcius Beltrão, do presidente da Câmara de Vereadores de Penedo, Josué Marques da Silva e também dos vereadores Derivan Thomaz e Alcides Andrade, além de várias lideranças e amigos.

 

 

Na embarcação Mestre Graça, Ronaldo Lopes mostrou aos seus convidados cada detalhe da festa promovida pelo povo sanfranciscano, destacando a importância do evento e da cidade ribeirinha.

Os visitantes ficaram encantados com o colorido das embarcações e a energia do povo que acompanhava a procissão e com as manifestações ao longo do trajeto saudando o Santo Protetor dos Navegantes.

 

 

 

 

Bom Jesus dos Navegantes II

Um dos penedenses que tem se dedicado à tradição do Bom Jesus dos Navegantes, o ex-vereador Joaquim Reis de Santana, fez, nesta segunda-feira, uma declaração muito apropriada no programa Lance Livre da Rádio Penedo FM:

-“Na festa do Bom Jesus dos Navegantes, a igreja deve cuidar da festa religiosa, a Prefeitura deve cuidar dos eventos festivos que atraiam o povo e o turismo para a cidade e os desportistas devem cuidar das atividades afins.”

Resumindo: cada macaco no seu galho. Se assim fosse, não haveria insatisfação por parte de nenhum segmento da população.

 

Comentários comentar agora ❯

  • Fábio Sou penedense não tenho nada contra prefeito atual e ex-prefeito o que importa pra mim é a minha cidade se ela vai bem ou mal.Apesar de não residir mais 100% na cidade pelo menos uma vez no mês estou em Penedo, tenho residência e nas principais festas e eventos estou prestigiando e trazendo amigos para conhecer a minha tão querida cidade, porém, acho o cumulo do absurdo o que foi feito durante a procissão fluvial onde os políticos inclusive pessoas a qual tenho respeito e satisfação em votar, saudando o povo que por sua vez fazia saudações ao glorioso Bom Jesus e estes políticos se achando os reis da cocada e literalmente usando uma festa popular e digna para fim eleitoreiros, pois não me digam que estavam presentes para saudar o nosso Bom Jesus. Hooo paciência tem limite niguém tava dando tchau para os políticos e eles insistem em levanta a mão mais que Bom Jesus. A festa é do povo acho melhor começar a respeitar alguns limites, podem ir mais com respeito ao proposito e campanhas nós fazemos depois.
  • indignado Concordo com o Fabio! chega d politicagem rasteira. Esse ano tinha mais politico d que peixe n rio. N tenho nada contra q eles vão, mas sem acenar p pessoas q nunca viram e aproveitar da saudação da população p s manifestar. Respeitem o povo penedense! Quero ver ano q vem! Sempre participo e nunca vi Ronaldo Lessa, Sexta feira, Jeferson Moraes, Rena Calheros e outros vir todos os anos. Acorda Penedo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • abel Não tenho nada contra, nem a favor...mas minha gente, o politico tem q se fazer presente... e essas ocasiões é fundamental para q eles possam marcar presença...mas o povo so pensa do lado mal... hooo pelo amor de Deus... nao vamos de stressar com pouca coisa... hooo vcs envelhecem rapido...
  • Maria José Concordo plenamente com os comentarios abaixo e acho que o povo tem que se manifestar de forma viemente,clara e objetiva porque assim é o povo de penedo. foi ridiculo, feio e infatil os acenos durante a procissão fluvial. Será que o caras não se enxergam? Eu não admito como penedense durante a festa mais tradcional da região uma palhaçada daquela. É certo tb que não foram todos mais o que assim o fazia todos sabemos.
  • Helder Hoooo paciência, concorco com o pessoal, os políticos devem se fazer presentes mais não usando de demagogia. A festa é para Bom Jesus e não para eles.
  • Anderson Clementino Se o exemplo do bispo é o primeiro a esquecer que é um líder religioso e fica fazendo campanha politíca em plena missa de encerramento de bom jesus. Imagine os demais.
  • eleitor Concordo com o anderson vcs não lembram quanta campanha esse bispo fezia em missas e procissoes pra o atual prefeito quinta feira ele tava com o a.t. e o téo se achando pq agora ta como ele queria mais vcs esquecem tudo ligeirinho so pra falar do marcio vcs gostam de pessoas arrogantes q tem nojo de pegar na mão do povão e não se misturam q mal da um tchau e quanto ao bom jesus roubaram a cena dele des de q fizeram o planfeto q retiraram a foto do dono da festa vão procurar o q fazer não me lembro de ter visto o téo por aqui a muito tempo agora ele veio prometer coisas como a reforma da delegacia q passou o ano passado todo tendo fugas e ele não fez nada
  • Rocha O fato que se deve não é o Marcio nem os outros que estavam lá e sim qualquer um político que haja daquela forma inclusive o Bispo se tiver fazendo o mesmo.A questão é que isso não deve acontecer pois a festa é democrática porém a politica deve ficar a parte dessa história.Todos são bem vindos mais vamos hagir de forma coerente.Ha se o cara é arrogante vamos tirar ele tb da prefeitura, agora tem que colocar um melhor. veja bem sem agressão.
  • josivan Medeiros Fernandes Veja que realmente a maioria dos políticos ainda acredita na ingenuidade de nós penedenses, que muitas vezes por educação ou um bom discurso, dar um voto e eles, só voltam na eleição seguinte. Nesse caso cada vez mais o forasteiro nos deixa prá trais. Conclusão enquanto não valorizarmos o político penedense, permaneceremos só reclamando, Penedo acabada e o forasteiro se achando bajulado zombando de nós. Precisamos nos unir e escolhermos um penedense como nosso verdadeiro representante.
  • Graças aos forasteiros De graças a Deus por existir esses forasteiros por q Penedo ainda não fechou as portas graças ao povo de arapiraca,os mineiros e região
  • ROBERTO PARABÉNS A CIDADE DE PENEDO Festa é sinônimo de alegria, tudo que nosso povo precisa.
  • charlataooo eles foram lembra a vcs que esse ano ,é ano de eleição e querem garantir é o emprego deles, fora a continuação da maracutaia,pois eles tenhe é q garantir o pedaço do bolo deles pq trazer investimento de verdade pra cidade eles não querem não minha gente!!!!!eu nao entendo pq tanta gente q faz coisas boas morrem como foi o caso da dona Zilda Arns fundadora da pastoral da criança,e ficam na terra essa raça nogenta de politicos corrupitos q vivem enganando a população de forma mais safada e dicimulada,realmente as vezes eu me pérgunto se deus ta vendo isso de verdade!!pois o povo ta de saco cheio com essa corja!!!!
  • cido SÓ A TÍTULO DE ESCLARECIMENTO, O ESTADO, QUER SEJA ELE O MUNICÍPIO, ESTADO OU UNIÃO É LAICO. COMO NOS PANFLETOS E CARTAZES HAVIAM O PATROCÍNIO DO GOVERNO FEDERAL ATRAVÉS DO MIN DO TURISMO, ESTADO E MUNICÍPIO, ESTES ÓRGÃOS Ñ PODEM PATROCINAR FESTA RELIGIOSA E PARA AQUELES QUE FALARAM QUE ERA UMA BANDA DE LARANJA OU LIMÃO SE OLHAREM COM MAIS CUIDADO DEIXANDO DE LADO AS PAIXÕES E SENDO MAIS PROFISSIONAL DA PARA VER NAS DUAS IMAGENS DO BOM JESUS QUE É A CORÔA QUE ESTÁ NO BARCO
  • Tiago Como foi comentado pelos amigos abaixo, acho ridículo políticos que quase nunca colocaram os pés em nossa cidade estarem justamente numa festa que tem o poder de aglomerar tantas pessoas como a festa de Bom Jesus dos Navegantes. Ora, ano de eleição é ano importante não é mesmo? Quanto mais pessoas melhor é a campanha... E nem mesmo o Bom Jesus é capaz de intimidar políticos de estarem mandando beijos e desenhando corações para as pessoas querendo dividir as atenções com o verdadeiro dono da festa, o Bom Jesus dos Navegantes. Fica aqui o meu recado pessoal. Esse ano é ano de eleições e todos nós temos autonomia, ou seja a capacidade de discernir e saber o que é melhor para nós e logicamente para nossa bela cidade que é uma gigante, mas que no entanto poderia ser muito maior se não fosse atrapalhada por alguns que não tem interesse algum em investir no seu desenvolvimento, mas sim em adquirir poder político e outros interesses mesquinhos que passam distante do compromisso ético e moral, no qual deveriam se respaldar diante da responsabilidade que seus cargos exigem.