Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 11/02/2010 14:39

Curtas, Médias e Moduladas

Penedo tem novo prefeito, mas os velhos problemas continuam


O vice-prefeito de Penedo, Israel Saldanha, assumiu interinamente a Prefeitura em face à viagem do titular ao exterior. Novo prefeito, velhos problemas, também no carnaval.

Na passagem do vice pela interinidade, o povo listou uma série de problemas que ele, o povo, acredita, o vice vai resolver. Então, vejamos a lista (generosa) dos 10 Efes:

1. Falta de atendimento a portadores de doença mental;
2. Falta de medicamentos nos postos de saúde;
3. Falta de cadeira de dentista, receituário e outros apetrechos indispensáveis ao atendimento odontológico;
4. Falta de médicos para atendimento à população;
5. Falta de medicamentos, insumos e condições outras para o atendimento na Unidade de Emergência;
6. Falta de coleta de lixo em vários pontos da cidade: Castro Alves, Santa Luzia, Santo Antonio, Senhor do Bomfim, Vila Matias, Conjunto José Moraes Lopes, Santa Izabel, entre outros;
7. Falta de água no Conjunto São José, Loteamento Santa Luzia, Vila Matias, Loteamento Santo Antonio, Povoado Tabuleiro dos Negros...
8. Falta de capinação do mato nas ruas da cidade;
9. Falta de transparência na inscrição para as casas do Programa Minha Casa Minha Vida;
10. Falta de presença do prefeito na cidade.

 

Conselho ao Vice


Durante sua curta gestão frente à Prefeitura de Penedo, não projete praça e não baixe ato.
Pelo histórico tucano político penedense, na PMP é como  no marketing da Insinuante:
Se a concorrência baixar, o titular derruba!

 

Carnaval, Política e Folia

 

Penedo é uma cidade onde as características européias tiveram seu lugar de destaque a partir da abertura do Porto de Penedo à navegação internacional no ano de 1866.


Com a ligação de Penedo à Europa, muitas tradições foram incorporadas ao nosso cotidiano e a cidade foi porta de entrada para o futebol (primeira partida de futebol em Alagoas foi realizada em Penedo no dia 27 de dezembro de 1908. No dia 3 de janeiro de 1909 foi fundado o Sport Club Penedense), para o Tênis ( Penedo Tênis Club), como também a celebração do carnaval nos moldes tradicionais europeus e da capital federal à época, o Rio de janeiro.


O Corso era uma brincadeira da elite penedense. Homens e mulheres de famílias tradicionais que, fantasiados, desfilavam em carros enfeitados pelas ruas da cidade. O oposto, o Zé Pereira, saía do Camartelo e reunia os plebeus. Dificilmente se cruzavam. Mais tarde, os jovens contestadores penedenses criaram os Blocos Alternativos que animavam o carnaval durante o dia, em cima de caminhões, visitando famílias que recebiam os foliões com grandes recepções.

Um dos maiores anfitriões que o carnaval de Penedo já teve foi o “Seu” Adauto, na Santa Cruz.
Nas festas de clubes, entre eles o PTC, a Filarmônica, Musical, Pedra da Arara e o Penedense, esse durante o dia, davam o tom e mostravam que cada folião tinha o seu “bloco”.


Hoje, o carnaval chega às ruas em blocos populares. São inúmeros, os Xurupitas, o Pirá, o Coco-Bongo, as Piniqueiras, o Ovo da Madrugada, etc..., mas, desde o carnaval passado, as atenções se voltam mesmo é para o Eu Acho é Tome! e o Bloco dos Comerciários que este ano agrega também os servidores públicos municipais e que precisaram ir à justiça para desfilar nesta sexta-feira.


É que as cores e os números da política partidária penedense continuam muito em voga na cidade, podendo até transformarem-se em marchinhas carnavalescas.


Algumas marchinhas bem que poderiam ser relembradas, do tipo: A Canoa Virou, As Águas Vão Rolar, Bananeira Não Dá Laranja, Boi da Cara Preta, Amor de Palhaço, Acende a Vela, Máscara Negra, O Cordão dos Puxa Saco, Mulata Bossa Nova, Mamãe Eu Quero, Turma do Funil e tantas outras.


Afinal, é Carnaval e no carnaval vale até Touradas em Madri!
 

Comentários comentar agora ❯

  • PERUIBE É alexandre de novokkkkkkkkkkkkkkkk foi vcs quem kis assim.eu acho é tome
  • ombudsman " fuck " - essa expressão americana retrata literalmente o desejo do alemão nos " estaites" em relação aos penedenses de penedo ( minúscula mesmo !!!! ) .... seu eu fosse o apagado israel ou ( ismael ?? ) iria passar os 15 dias tomando cachaça e escutando " pega fogo cabaré .... " ( a música é ridícula mas o contexto pede ) .
  • Thyago Engraçado eu moro no Conjunto Moraes Lopes e não estou sentido falta disso não.. deixa de criticar que é a única coisa que sabe fazer...
  • isack bando de otario o cara não tem culpa de nasce ricoe nós poble bando de zé oreba
  • Lourenço Tudo q foi colocado no post corresponde a realidade e isso caracteriza a má gestão do prefeito atual, evidentemente q ele tem todo direito de passear com a família, desde q seus munícipes tivessem direito a uma cidadania plena. Vale a pena ressaltar que nós os eleitores penedenses o elegemos 3 vezes e q fazer diante disso? Ele não é prefeito, ele está prefeito, o mandato não é dele, é do povo. Será q esses eleitores q votaram nele estão satisfeitos? É hora de dar uma sacudida, é hora de organização, é hora de ir paras as ruas exercer a plena democracia. Para encerrar, a tradição da cidade de Penedo é de sempre eleger emboabas, então o prefeito atual está cumprindo o seu papel, ou seja fazer turismo, desta vez como um forasteiro na terra do tio sam, a exemplo do que acontece quando ele dedica algum expediente a frente do paço municipal.
  • adailson isso é que compromentimento e compromisso com o povo!!!!nem ele quis participar dos festejos de carnaval na cidade,foi brinca na neve,pq atrais de recursos e empreendimento pra cidade se desenvolver que é bom !!!nada!!!!!!!!
  • Ederson Se fosse o anterior seria diferente? Acho que não. Não o defendo, mas o fato de ir aos EUA não quer dzer nada. De repente ele nem gosta de carnaval... P.S.: As coisas mudam, não? Depois de alguns anos seu discurso muda em relação ao atual. Virou a casaca?
  • Roberto É Carnaval, é Festa, alegria, diversão e a Cidade de Penedo não vai parar nestes 03 três dias pela ausência de seu Governo. Todo ano tem Carnaval,quem trabalha quer tirar férias,e os prolemas estão ai por todo lado acontecendo a toda hora. Seria bom que todos tívessemos a felicidade de poder falar que não temos prolemas pendentes,problemas velhos que não resolve mais,o que tentamos resolver, o que passamos pra traz enfim. Mas é claro é uma boa oportunidade pra cobrar as autoridades que as promessas estão pendentes, e que não da pra esperar mais porque o povo ja vive sambando o ano inteiro com a falta de ética, descrédito e a pura sensatez do infinito.
  • yarley dantas Na administração passada, Penedo, parecia uma cidade qualquer da Europa, não faltava nada, Inclusive o prefeito que passou, deixou R$ 9. milhões nos cofres da Prefeitura, engraçado, e perdeu a eleição, procure o que fazer idiota.
  • Raimundo Guimarães dos Santos QUERIA SABER QUE SECRETARIA ATUA NA FISCALIZAÇÃO DE ONUIBUS ESTACIONADOS NAS RUAS? A RUA ARIZONA É COMO SE FOSSE A GARAGEM DE ANIBUS, TEM DIAS QUE TEM 5 A 6 ANIBUS ESTACIONADOS, ISSO É UMA VERGONHA.