Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 18/01/2010 10:02

20 anos de memórias

Um dos momentos mais gratificantes de minha vida profissional na Rádio Penedo FM foi o desafio de selecionar, treinar e orientar nove jovens adolescentes na missão de produzir um programa de rádio para atender aos requisitos da participação do município de Penedo no Programa Selo Unicef Município Aprovado em 2006.

Tive o privilégio de conviver, durante alguns meses, com Enaldo dos Santos Machado Júnior (Enaldo Machado), Gislayne Brito dos Santos (Gislayne Brito), Glória Cristina Araújo Correia (Glória Araújo), Greyce Maria Santos (Greyce Maria), Jadson Franklin Ventura (Franklin Ventura), Jackson Franklin Ventura (Jackson Ventura), Poliana Martins Ferro (Poliana Martins) e Renyelly Mayara Pereira Ramos ( Renyelle Mayara).

Quarenta e seis adolescentes inscreveram-se na primeira fase do projeto. Vinte e dois participaram da segunda fase e nove chegaram à reta final depois de passarem pelos testes de conhecimentos gerais, redação, leitura e locução, tendo sido avaliados critérios como qualidade da voz, pronúncia, desenvoltura, capacidade de raciocínio e domínio da informação.

Na oficina que realizamos, os nove jovens receberam informações sobre a história do rádio, onda sonora, preparação vocal, inflexão vocal, ritmo e leitura no rádio, erros de locução, atividades gerais no rádio, roteiro, montagem e apresentação de programas de rádio, com orientações sobre pesquisas, entrevistas, reportagens, redação de textos e gravações, onde destaco o apoio de todos os colegas da Penedo FM e de forma muito especial o trabalho parceiro e construtivo do nosso mago do áudio, Ednaldo Dantas.

Nasceu então o Programa ATITUDE JOVEM, levado ao ar pela Rádio Penedo FM, aos sábados, com temas como Cultura Popular, Meio Ambiente, Saúde, Lixo e Educação Ambiental, Violência Doméstica e Participação Política do Adolescente.

Concluído o projeto, tenho certeza de que ficou a saudade e o aprendizado. É gratificante saber que esses jovens passaram a conhecer e sentir a magia do rádio dividindo conosco o encantamento da juventude e da ânsia de conhecer o mundo à sua volta.

Realizamos uma tarefa que contribuiu para mostrar que os jovens podem e estão preparados para construir um novo mundo. Hoje, cada um segue o seu caminho e na minha estrada plantaram um arbusto vigoroso que floresce a cada lembrança.

A vocês, muito obrigada!
 

Comentários comentar agora ❯

  • Jackson Júnior Olá Martha. Fico muito grato pela apredizagem que tive durante o período que trabalhei com vocês. Aprendi muito com o Projeto do Selo Unicef (2006), e com certeza contribuiu muito para a minha formação pessoal, e muito irá me ajudar na profissional. Obrigado pela paciência que teve conosco. Saudades de todos os amigos da Penedo FM. Abraços. Jackson Júnior (JJ)
  • ROBERTO Muito enovador essa forma de encarar o futuro.. E ainda mais para cada família destas jovens, a esperança, a florar, a cada dia na vida e na esperança.
  • Pedro Soares Projetos que efetivamente realizam sonhos devem voltar para que com isso outros jovens também tenham essa oportunidade. Parabéns a equipe da Penedo FM!
  • paula nogueira moraes mello parabenizo á´penedo fm por ser a melhor de todas regiao,e tambem pelos 20 anos q deus abençoe todos vcs,parabens e q tenham muitos sucessos.