Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 20/02/2013 16:43

A imprensa que cria mitos e monstros

Internet
A imprensa que cria mitos e monstros

Vamos colocar os pingos nos is: a culpa, muitas vezes, é da imprensa, sim!

E isso porque é a imprensa, feita por gente de carne e osso, com ódios e paixões, predileções ou antagonismos, movidas por todos esses e aqueles sentimentos que são inerentes aos seres humanos e que fazem o mundo girar, a responsável pelo conceito que define uma pessoa e a sua existência nas relações sociais e políticas.

A imprensa cria mitos porque sobre determinada pessoa, por incontáveis motivos, faz relatos extraordinários de sua natureza e de suas obras. Na maioria das vezes, reconheço, sem comprovação prática ou uma análise mais minuciosa, mas com uma fé inabalável na esperança de que um sonho possa tornar-se realidade.

É claro que a imprensa, formada por pessoas, por gente, também é movida por outros interesses, sejam eles de poder político ou econômico, até mesmo de dominação ou vaidade, mas não conheço nada que se compare à mola propulsora da fé e da esperança.

Por isso a imprensa amplifica, através do imaginário das pessoas, as qualidades em que aposta para a execução das ideias e dos sonhos. E assim são criados os mitos.

Criamos mitos de bondade, de honradez, de competência, de honestidade e de tantas qualidades quantas forem necessárias para determinar as propriedades ou características da realidade que desejamos concretizar. Lembrem-se de que, para isso, contamos com os institutos de pesquisa.

O bom, é que às vezes dá certo. Não é assim muito comum, mas ainda é gratificante constatar que a maioria dos valores que aprendemos entre um puxão de orelhas e outro, quando crianças, ainda prevalece.

No entanto, quando dá errado, criam-se os monstros.

A definição de monstro é de um ser disforme, contrário à natureza, ameaçador, desumano e cruel, que pode adquirir diversas formas, ou seja, um ser frio e hipócrita, capaz dos atos mais atrozes sem nenhuma indulgência ou remorso.

Mas, o monstro tem uma característica singular: ele é capaz de tornar-se irreconhecível, de fantasiar-se, de mascarar-se e tomar as formas mais virtuosas.

Assim sobrevivem os monstros políticos. Fantasiando-se, mascarando-se e cometendo os mais cruéis atos contra o povo que os prestigiou e privilegiou.

Os monstros são traiçoeiros. Fantasiados de mitos, espertos, usam a imprensa como escudo e iniciam uma batalha para tomar o poder. Escondem suas verdadeiras intenções em falsos laços de amizade; manipulam os colaboradores para que se comportem de acordo com a direção de seus objetivos; adulteram resultados, apropriam-se dos bens públicos, subtraem direitos, usurpam ideias, menosprezam as conquistas dos outros e desdenham as virtudes alheias.

Os monstros da política enganam o povo e só deles se aproximam para que sirvam de escravos na construção de sua pirâmide de poder. Tem nojo, medo do abraço e do aperto de mão e disfarçam o asco que o povo lhes causa com a pálida, às vezes rósea desculpa da timidez.

Os monstros da política fazem de conta que administram, fazem de conta que entendem das necessidades e carências da população e a tudo respondem com desprezo e ironia, como se estivessem prestando um grande obséquio, uma indulgência até.

Os monstros, nascidos muitas vezes mitos por culpa da imprensa, perpetuam o analfabetismo e a fome. Promovem a prostituição e o crime fomentando a miséria humana.

E a miséria humana está nas escolas desmontadas, nos professores mal remunerados, na falta do atendimento médico e na falta do remédio que cura a doença, nos hospitais destroçados, enfim, nas cidades devastadas, abandonadas pela incompetência, pela insensibilidade, pela irresponsabilidade, pela improbidade e por uma desonrosa indignidade.

A culpa, muitas vezes, é da imprensa, sim!
 

Comentários comentar agora ❯

  • Alexandre Malta Martha, seu texto é muito bom! Sua última frase 'culpando a imprensa' é de muita coragem. Como a qualidade do serviços públicos Municipal, Estadual e Federal são de péssima qualidade e a arrecadação de tributos é altíssima, acredito que a imprensa está errando muito na escolha desses MITOS. Abraços.
  • Lucas Martha Martyres ótimo texto a sua pessoa faz a deferência na sociedade penedense.
  • Santos O último parágrafo que conclui seu texto, esclarece, e além disso, alerta à população que a impressa é a " laranja" do meio social, onde muitas vezes, desmentem os fatos para combrir os verdadeiros culpados.
  • Marcos Vinícius Parabéns pelo seu texo. É uma pena que você escreva para um público que nem sempre tem a capacidade de entender a profundidade dos seus pensamentos e reflexões, o que é possível constatar em comentários que não ligam nada a coisa nenhuma.
  • pr Elvis Cardoso é bem verdade que as pessoas preferem estar de mascaras pois assim não precisam resolver seus medos,e DEus nos dá a oportunidade de sermos verdadeiros pois a mentira vem do maligno.