Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 25/02/2010 14:02

Na prática, a teoria é outra!

Durante a última campanha eleitoral, o então candidato e atual prefeito de Penedo, elencou, como prioridades de sua plataforma de governo, a saúde e a educação.


Dois fatos embasaram os discursos que foram repetidamente citados nas reuniões políticas organizadas pelo comitê de campanha e nos palanques: a não instalação da UTI de Penedo e a nucleação de algumas escolas.


Na campanha, foi dito, exaustivamente, que a UTI não havia sido instalada por descaso do então prefeito do município, para não dizer das insinuações implícitas em cada palavra dita sobre o assunto, inclusive na tentativa infeliz de impedir que a imprensa falasse sobre fizesse qualquer referência de pauta durante o período eleitoral.


No caso da nucleação das escolas, pais inconformados e à época, esperançosos, foram seduzidos pela promessa de que as escolas nucleadas seriam reativadas e que seus filhos voltariam a estudar naquelas unidades.


Um ano e dois meses depois, os pais, agora apenas inconformados, de acordo com os pronunciamentos feitos através do rádio, aguardam que as promessas sejam cumpridas, mas sem a esperança de que sejam concretizadas, pois o segundo ano letivo da gestão atual já foi iniciado e, ao invés de rever a nucleação, conforme prometido, novas escolas estão sendo submetidas ao processo pela atual administração.


Já em relação à saúde, a lista dos 10 Efes publicada neste blog, cresceu. Precisa ser acrescida pela falta de anestésico nos postos para atendimento odontológico, a falta do Expresso da Saúde nas comunidades mais desassistidas, a falta da cadeira odontológica do posto da Vila Matias (a coitada posou só para a foto de inauguração!), a falta de técnico para consertar a cadeira odontológica do Raimundinho, quebrada há oito meses e a falta da instalação da UTI, que, cantada em verso, prosa e spots, desafinou.


Uma pergunta: os equipamentos da UTI, aqueles “emprestados” para consultórios particulares ainda na segunda gestão do governo anterior do atual governo, conforme consta em relatório de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, já foram reavidos?


Outras perguntas: como está o inquérito sobre a peça roubada do mamógrafo do Centro de Diagnóstico de Penedo?


Quem roubou?


Quem pagou a conta?


O fato foi denunciado pelo então Secretário de Saúde, Dr. Raimundo Souza, mas a polícia ainda não respondeu ou nós é que não sabemos?


E mais outra: na próxima campanha eleitoral, saúde e educação vão continuar no palanque?
Ou será que elas, a saúde e a educação, vão ficar passeando de ambulância?


Motorista é que não vai faltar.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Claudio Parabens pela matéria, pois o que ai está, o que passou e o que vier a ser prefeito, todos tem uma coisa em comum entre tantas, TRABALHAM COM O DINHEIRO PÚBLICO. isso significa dizer que devem cumprir aquilo que a lei determina, com todos os seus principios. O que penedo realmente precisa é que as instituições republicanas cumpram o seu papel, principalmente o poder legislativo municipal, que no passao recente, no presente e provavelmente no futuro, tem sido conivente com tudo de ruim que acontece na nossa cidade. Ou melhor aprova. Pois o que realmente importa é a manutenção do poder e dane-se o resto. obrigado pelo espaço.
  • Roberto Um governo que não cuida da Educação e no bem estar de seu povo, o que sobra é investir pesado em todo aparato no sistema de saúde, pelo menos pra fingir que faz algo em prol do população.
  • Alfredo Agora também estamos sem segurança! Nunca conheci aqui em penedo uma pessoa zelosa com a nossa região como o coronel pinheiro! Esse veio para mostrar que ainda temos pessoas capazes mesmo diante de todas dificuldades.
  • Antonio Lins Cara Martha, Impecavel sua materia, gostaria apenas de enfatizar a nucleação da escolas como algo de mais abominavel que esse rapaz que administra (na verdade ele faz de conta) fez com o povo da Zona Rural, sabendo ele que não iria cumprir o prometido, temos na verdade que criar uma campanha Fora Toledo!! nunca mais aqui na nossa terra