Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 31/07/2009 10:37

BOLSA FAMÍLIA: Meu Bem, Meu Mal

Apesar da crise e da queda na arrecadação, tão bem comentadas pelo governo e pelos economistas da esplanada, será feito um pedido de crédito suplementar ao Congresso Nacional para pagar o aumento no valor dos benefícios do Bolsa Família. É que o reajuste de 10% a ser anunciado pelo presidente Lula não está previsto no Orçamento da União. O ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, disse que o governo está fazendo as contas para saber o tamanho do pedido de crédito extra. A previsão é que o reajuste nos benefícios custe aos cofres públicos R$ 1,19 bi a mais por ano, mas o ministro alegou que os recursos adicionais serão necessários para cobriro aumento do número de beneficiados.
Milhões de família brasileiras devem vibrar com a notícia porque o Bolsa Família é, na maioria das vezes, o único dinheiro que chega às mãos de mulheres (e homens) chefes de família. No entanto, as condicionantes do programa, como a freqüência escolar e a vacinação das crianças, não são respeitadas. Falta fiscalização. E precisa haver fiscalização porque não há educação, consciência cidadã. Para muitos pais, o mais importante é o cartão do programa e não o caderno e o livro da criança.
Ontem, no Lixão de Maceió, uma criança morreu esmagada por um trator enquanto dormia. Tinha 12 anos e a família recebia o benefício.
Em Penedo, muitas estão nas ruas, na chuva, nas portas dos supermercados, nos bares e restaurantes vasculhando pacotes de lixo e trazendo um sério incômodo aos empresários do turismo porque chegam até mesmo a roubar comida das mesas dos turistas. Isso para não falar dos que se prostituem por 2 reais na orla do magestoso Rio da Unidade Nacional.
Precisa dizer mais?
 

Comentários comentar agora ❯