Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 02/11/2021 00:56

Projeto cria e estabelece diretrizes para a implantação da Patrulha Rural em Alagoas

Igor Pereira/ALE
Projeto cria e estabelece diretrizes para a implantação da Patrulha Rural em Alagoas
Projeto é de autoria do deputado Breno Albuquerque

Até pouco tempo atrás, a violência existente na zona urbana dos grandes centros, especialmente das cidades metropolitanas não era constatada na zona rural, o que não ocorre nos dias atuais. Com o objetivo de mudar essa situação, tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas, um projeto de lei, que dispõe sobre a criação e estabelece diretrizes para a implantação da Patrulha Rural no âmbito do Estado de Alagoas e dá outras providências.

De autoria do deputado Breno Albuquerque (PRTB), a proposição determina que o policiamento rural tenha como objetivo final, a busca de soluções dos problemas afetos à ordem pública na zona rural, principalmente em questões de segurança pública. Este policiamento deverá ser priorizado junto às áreas de maior incidência delituosa e junto aos lugares para onde são direcionados produtos decorrentes de furtos e roubos, contribuindo, desta forma, com a redução dos índices de violência na zona rural.

A secretaria estadual de Segurança Pública caberá: sistematizar a coleta de informações que proporcionem condições para melhor direcionamento e emprego operacional do contingente, tornando as ações mais eficientes e eficazes; desenvolver ações que busquem detectar os anseios e preocupações da comunidade rural, tanto quanto as questões socioambientais quanto com relação à criminalidade comum; estabelecer a composição mínima das patrulhas rurais, tanto do ponto de vista humano quanto material; entre outras ações.

“A efetiva política de combate ao crime no Estado de Alagoas, que no ano de 2016 se fortaleceu com a chegada dos Centros Integrados de Segurança Pública (CISP), necessita de reforço da Patrulha Rural, que irá alcançar as comunidades e propriedades das zonas rurais do estado, que possuem difícil acesso, mas onde a prática criminosa está se fazendo presente através de crimes de pistolagem, roubos de máquinas, animais, implementos agrícolas, tráfico de drogas, entre tantos outros”, destaca Breno Albuquerque.
  

Comentários comentar agora ❯