Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 22/02/2022 08:21

Projeto institui março como o mês de prevenção do câncer colorretal em Alagoas

Igor Pereira/ALE
Projeto institui março como o mês de prevenção do câncer colorretal em Alagoas
Projeto será votado no Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas

Tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas projeto de lei, de autoria da deputada Fátima Canuto (PSC), que institui o mês de março como o mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal, denominado "Março Azul-Marinho", no âmbito do Estado de Alagoas, e dá outras providências.

Transformado em lei, o mês de março de cada ano representará o período do ciclo anual no qual serão reunidos esforços visando à conscientização da população acerca do câncer colorretal (também conhecido como câncer de intestino) através da realização de campanhas informativas e preventivas em Alagoas.

Para os homens, o câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum de câncer, perdendo apenas para o da próstata e do pulmão. No caso das mulheres, é o segundo tipo mais comum, só perdendo para o câncer de mama. “O objetivo é mobilizar e conscientizar a população e os profissionais de saúde a respeito dos riscos da referida doença”, destacou Fátima Canuto.

De acordo com o médico Drauzio Varrella, as principais alterações que devem chamar a atenção do paciente são:

1. Presença de sangue nas evacuações, seja sangue vivo ou escuro, misturado às fezes, com ou sem muco;

2. Sintomas irritativos, como alteração do hábito intestinal que cause diarréia crônica e necessidade urgente de evacuar, com pouco volume fecal;

3. Sintomas obstrutivos, como afilamento das fezes, sensação de esvaziamento incompleto, constipação persistente de início recente, cólicas abdominais frequentes associadas a inchaço abdominal;

4. Sintomas inespecíficos, como fadiga, perda de peso e anemia crônica.

Comentários comentar agora ❯