Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 22/07/2021 18:22

Você já ouviu falar na Síndrome da Vibração Fantasma do Celular ?

Google
Você já ouviu falar na Síndrome da Vibração Fantasma do Celular ?
A sensação é falsa, mas o comportamento é real.

Você já achou que seu celular estava vibrando e, quando foi verificar, se surpreendeu com o telefone sem mensagem alguma? Essa falsa sensação ocorre frequentemente, tem até um nome científico para ela, o Phantom Ringtone, em tradução, a síndrome da vibração fantasma. Segundo a coordenação do Grupo de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas, Cristiano Nabuco, não é uma novidade. Em sua fala ele descreve: "Há mais de uma década, surgiu quando se começou a tentar delinear o que seria uma eventual dependência de telefone celular. Quem fez essa proposta foram pesquisadores australianos”.

Por estarmos conectados o tempo todo, o nosso cérebro aprende que o aparelho pode tocar a qualquer momento, e por isso fica na expectativa. Em alguns momentos sem a devida percepção, essa memória é acionada, fazendo sua atenção voltar-se a uma falsa sensação, mas que neste momento parece real. Usando este modelo de explicação, é igual a quando você fica pensando muito em uma comida, por exemplo, se você chegar a fechar os olhos seu corpo pode sentir que em breve vai saborear a mesma, parece tão real que você começa a salivar. Não há problema em sentir ou achar que o celular está tocando, pois isso é muito comum.

O sinal de alerta deve acender quando essa vibração fantasma acontece várias vezes ao dia, servindo como um gatilho para aumentar a ansiedade. Esta ação nos deixa com uma grande expectativa e nos deixa em um estado de alerta permanente, o que causa uma grande exaustão mental. Um estudo dirigido pela Universidade da Califórnia (EUA), mostrou que todos temos a necessidade de tirar um tempo sem o aparelho, voltando a se conectar de verdade com as situações atuais. Sendo então, uma forma de limpar seu cérebro do estímulo e de prevenir a vibração fantasma. Cuide-se, tenha um tempo para você!

 

 

 


 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 19/07/2021 20:15

Dor silenciada: Uma conversa sobre finitude e luto no contexto da Pandemia

Willian Nelson - Divulgação
Dor silenciada: Uma conversa sobre finitude e luto no contexto da Pandemia
Esperamos todos às 19h em nosso Instagram.

Olá gente! Hoje trago uma grande novidade, nesta próxima quarta-feira (21) às 19h, irei realizar uma live com a psicóloga Cinthia Pereira, sobre um assunto muito recorrente nestes período de pandemia, o luto. Nesse momento de infecção por Covid-19, onde a recomendação é que o paciente permaneça internado sem acompanhante e que os velórios e sepultamentos sejam limitados a uma quantidade menor de pessoas, muitos familiares não estão conseguindo materializar a perda de forma adequada.

Especialistas recomendam que todas as pessoas que tenham perdido alguém próximo neste período de pandemia possam passar por terapia com psicólogo para conversar sobre essa perda, sobre a relação familiar, as estratégias que serão utilizadas para enfrentar esse momento difícil e para que haja entendimento que o período de luto é normal e que precisa ser vivenciado por alguém que teve uma perda importante nos últimos dias.

Por esse motivo, queremos nesta live informar e compartilhar ensinamentos que possam ajudar as pessoas que estão passando por este momento de perda recente, e principalmente para os que estão vivenciando o luto patológico. A live será transmitida pela plataforma do Instagram, e vocês podem conferir pelo meu perfil ou pelo perfil da Dra. Cinthia, deixarei abaixo para que todos possam ter acesso. Aguardamos vocês às 19h em nossa live. Até lá!
 

Instagram: @cinthiapereira.psicologa

Instagram:@williannelsonof

Comentários comentar agora ❯

Postado em 18/07/2021 22:04

Dívidas? Veja como a Lei de Superendividamento pode lhe ajudar a pagar todos os débitos

Google
Dívidas? Veja como a Lei de Superendividamento pode lhe ajudar a pagar todos os débitos
A nova Lei pode ser a chance que muita gente esperava para voltar ao azul.

Mais de 60 milhões de brasileiros têm dívidas a pagar, quase a metade destes endividados, cerca de 30 milhões de pessoas, estão sob a linha do superendividamento. O Instituto Brasileiros de Defesa do Consumidor, alerta que quase um em cada três brasileiros tem hoje alguma dívida de cartão de crédito, empréstimo ou alguma conta atrasada. Gerando uma bola de neve que passa por cima de economias e desorganiza qualquer orçamento familiar.Contudo, uma nova lei entra em vigor em favor destes consumidores que necessitam de um apoio na hora de honrar com seus pagamentos.

Com essa, novas regras dão a proteção de pessoas que têm muitas dívidas e não conseguem pagá-las. Estes consumidores poderão renegociar os débitos com seus credores ao mesmo tempo e instituições financeiras estão proibidas por lei de fazer qualquer tipo de pressão para seduzir clientes. A Lei 14.181/21 foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira (2). Esta aumenta a proteção de quem tem muitas dívidas e não consegue pagá-las, e cria alguns instrumentos para conter abusos na oferta de crédito. Entre suas regras, essa lei prevê aos consumidores o direito a uma espécie de recuperação judicial para renegociar os débitos.

A atualização do Código de Defesa do Consumidor, com esta nova lei, pode ser a chance que muita gente esperava para acertar as contas e tentar voltar a ter um sono mais tranquilo. Defini-se então, a impossibilidade manifesta de o consumidor, pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo sem comprometer seu mínimo existencial. Ainda segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), chega a 69,7% o número de famílias endividadas no Brasil, sendo o maior percentual desde 2010.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 13/07/2021 20:21

LIVE: Partilhando a literatura infantil, através dos olhos de uma criança

Willian Nelson - Divulgação
LIVE: Partilhando a literatura infantil, através dos olhos de uma criança
Live acontecerá às 20h no perfil @Williannelsonof.

Olá gente! Hoje trago uma grande novidade, nesta quinta-feira (15), farei uma live com a participação especial de Lara Viola, a vencedora de um concurso internacional conhecido por Leader in Me International Student Speech Contest 2021. A jovem Lara Viola, tem 14 anos de idade e reside em Jundiaí (SP), onde desempenha um trabalho fantástico em escolas públicas da sua cidade, voltado para crianças e adolescentes.

O projeto de Lara venceu o concurso internacional de inteligência socioemocional e liderança, para estudantes do mundo todo. Sua vitória foi conquistada através do voto popular, com um projeto desenvolvido em 2018 para contar histórias de crianças matriculadas em escolas públicas. Este concurso visa promover a liderança e proatividade de alunos na divulgação de projetos sociais e comunitários criados por eles, e o aluno vencedor obtém um apoio financeiro para desenvolver seu trabalho.

Em nossa conversa, Lara irá falar um pouco como seu projeto desempenha um papel importante na educação literária entre crianças e adolescentes de escolas públicas. Mesmo sendo muito jovem, Lara Viola acredita na educação e tem como base primordial o voluntariado, fazendo-se operária desta fábrica de saberes. A live será às 20 horas,na plataforma do Instagram, deixarei o meu perfil e o de Lara, para vocês conhecerem e assistirem. Até lá!
 

Instagram: @williannelsonof 

Instagram: @laraahViola

          

Comentários comentar agora ❯

Postado em 11/07/2021 22:53

Adolescente ganha prêmio Internacional com projeto voluntário de contação de histórias

Google
Adolescente ganha prêmio Internacional com projeto voluntário de contação de histórias
Através do projeto, Lara desenvolve o gosto pela leitura nas crianças.

Uma adolescente, de 14 anos de idade, moradora de Jundiaí (SP), venceu um concurso internacional de inteligência socioemocional e liderança para estudantes do mundo todo. A estudante Lara Viola Cezar, venceu na categoria de voto popular, no concurso “Leader in Me International Student Speech Contest 2021” com um projeto desenvolvido em 2018 para contar histórias de crianças matriculadas em escolas públicas. Este concurso visa promover a liderança e proatividade de alunos na divulgação de projetos sociais e comunitários criados por eles, e o aluno vencedor obtém um apoio financeiro para desenvolver e expandir seu trabalho.

A jovem Lara precisou gravar um vídeo que mostra um pouco do que faz e que passou por uma pré-seleção, Sua produção ficou entre as melhores e foi selecionada para fase final, aberta para o voto popular no mês de junho. “Tive que confirmar com meu professor umas três vezes para ter certeza, eu não estava acreditando que realmente a gente tinha conseguido”, afirma a jovem Lara Viola. Aos 10 anos de idade, Lara criou um canal no Youtube com o objetivo de ler seus livros favoritos, mas após começar a fazer indicações de livros, surgiu então um convite para contar a história de um livro em uma escola da cidade.

Com a devida premiação financeira do concurso, que não teve o valor informado, a jovem Lara quer investir em cursos de contação de história, com o objetivo de melhorar ainda mais o seu trabalho voluntário. O projeto cresceu e Lara passou a levar as histórias para outras crianças de escolas públicas, a ideia de seu canal também mudou, e agora, a jovem compartilha vídeos em formatos diários, mostrando sua rotina em cada visita.

 



 

Comentários comentar agora ❯

  • Rosely Parabéns Lara linda a sua história Deus te abençoe.
Postado em 09/07/2021 00:00

Empreendedorismo Juvenil: Empreendedor, você conhece os serviços disponibilizados pela SEDETUR?

SEDETUR-PENEDO
Empreendedorismo Juvenil: Empreendedor, você  conhece os serviços disponibilizados pela SEDETUR?
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Olá gente! Hoje trago uma grande novidade, direcionada aos jovens empreendedores da nossa querida cidade. Você já ouviu falar dos serviços que são disponibilizados aos empreendedores pela SEDETUR? Não? A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que se localiza na Rua Sete de Setembro, no centro histórico, oferece uma gama de serviços para facilitar a vida dos empresários, como também alguns serviços do tributos. Em sua estrutura, encontra-se a “Sala do Empreendedor”, que oferece cadastramento de Pessoa Jurídica (PJ), emissão de nota fiscal avulsa, taxas, alterações cadastrais e certidões.

Esta secretaria oferece um grande apoio ao Microempreendedor Individual (MEI), concedendo emissão de alvarás, autorização de espaço público, concessão do uso do espaço público para ambulantes e a solicitação de crédito emergencial. É possível obter um direcionamento para seu empreendimento, assim como uma análise completa do perfil de empreendedor e negócio, encontrando a melhor estratégia para gerir sua empresa. A secretaria oferece capacitação aos empreendedores, com cursos e palestras, parceria firmada entre a secretaria e o Sebrae, visando um melhoramento no recurso humano de cada empresa.

São diversas oportunidades conferidas aos empresários da nossa cidade, vale ressaltar que esta secretaria também trabalha com o turismo da nossa tão linda Penedo. Esse apoio é de primordial importância, pois temos belezas que compõem as linhas da história de formação do nosso povo e do nosso país. No instagram, a SEDETUR, desenvolve um trabalho de educação ao apresentar dicas para se tornar um empreendedor de sucesso, assim como o imenso apoio às raízes culturais do nosso município e a todos que trabalham com o turismo. Parabéns ao caro Pedro Soares, secretário e a todos que fazem essa estimada secretaria!

Instagram:@sedeturpenedo

Comentários comentar agora ❯

  • Rosely Parabéns William excelente matéria.
Postado em 07/07/2021 11:26

Professores no TikTok dão dicas de matemática, português e até divulgação científica

Google
Professores no TikTok dão dicas de matemática, português e até divulgação científica
A educação em constante mudança.


Utilizando de uma ferramenta tecnológica, professores do mundo todo desenvolvem dicas de estudos e direcionamentos sobre iniciação científica através do Tik Tok. Alguns professores brasileiros já ultrapassaram 1 milhão de seguidores na plataforma, fazendo dancinhas com conteúdo voltado à divulgação do aprendizado lúdico. Mesmo com uma feroz disputa pela atenção na timeline, há vídeos para engajar quem tem problemas em estudar química, os usos da palavra mais falada da semana “cringe” na aula de inglês, dicas sobre a diferença entre “tinha pago” e “tinha pagado”.

 A plataforma anunciou que vai ampliar a duração dos vídeos em até 3 minutos, visando abrir novas possibilidades para visualização e consequentemente fidelizar ainda mais o internauta. Muitos internautas aderem à prática de estudos, apenas como forma de frisar os pontos mais importantes, assim como possibilitar a lembrança para regras de regência verbal e métodos de cálculos matemáticos. “ Se a gente ampliar o conceito de ensinar, dá, porque o Tik Tok é uma interface de vídeo que permite conversa. O professor precisa estar disponível. A lógica da internet é colaboração e autoria”, afirma Edméa Santos, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) que pesquisa cibercultura e educação há 25 anos.

Usar a plataforma só para acessar conteúdo educativo tem obstáculos, pois não há uma forma de bloquear determinados temas que aparecem na timeline, como também não pode ser possível receber somente os vídeos de educação. Ronaldo Marques, líder de parcerias de conteúdo do Tik Tok Brasil, afirma: “Para o TikTok, educação é mais do que este conceito que temos de matérias, de conteúdo escolar, de fato. A ideia é passar para pessoas qualquer tipo de conteúdo que elas possam aprender, e ponto final.Você abraça mais temas do que propriamente a educação formal, como a gente entende”.

 


 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 04/07/2021 23:48

A maior crise hídrica no Brasil, alerta para o desperdício de água

Google
A maior crise hídrica no Brasil, alerta para o desperdício de água
A maior seca no Brasil em 91 anos.

O Brasil vive a maior crise hídrica da história, resultado da maior seca em 91 anos. Após o anúncio de novo aumento nas contas de luz, muitos especialistas falam sobre o avanço das crises hídricas pelo país, isso afeta não só a produção de energia elétrica, mas também todo um ciclo de vida existente em torno do recurso hídrico. “Essa crise atual vem sendo veiculada já desde o final do ano passado. Mas se você olhar com cuidado, você vai ver que de 2019 para cá, todos foram anos com chuvas abaixo do normal”, explica o climatologista e professor de ciências atmosféricas da USP, Pedro Leite da Silva Dias.

Apesar do país ser o quinto das reservas hídricas do mundo, a falta de água é uma realidade em várias regiões. Alguns estudos indicam que os episódios de falta de recursos hídricos devem se intensificar nos próximos anos. Apesar da água possuir a capacidade de renovação, o seu consumo ainda é maior do que sua capacidade, no Brasil, o aumento do consumo deve-se ao crescimento populacional, industrial e da agricultura. Para se ter um exemplo, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), de cada cem litros de água consumidos, 72 são usados na irrigação agrícola.

O maior motivo da falta de chuva é o intenso desmatamento na floresta amazônica, é isso ocorre devido ao fenômeno dinâmico dos “rios voadores” que leva umidade a várias regiões da América do Sul. Como forma de enfrentamento à escassez de água, algumas atitudes devem ser adotadas, as ações envolvem o nível governamental, comunitário e individual. São elas: Utilizar a água de maneira racional, reuso da água, conservar as bacias hídricas, nascentes de águas e rios, técnicas de irrigação mais eficientes e tratamento de água. Podemos vencer essa crise se todos fizerem a sua parte.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Rosely Concordo que se todos nós tivermos a consciência de fazemos nossa parte, vamos todos poder evitar de ficarmos sem água.
Postado em 02/07/2021 09:49

Empreendedorismo Juvenil: De vendedora à confeiteira, jovem descobre dom e logo se torna referência em confeitaria

Neudivânia - Divulgação
Empreendedorismo Juvenil: De vendedora à confeiteira, jovem descobre dom e logo se torna referência em confeitaria
Parabéns Neudivânia, seu dom leva amor em cada detalhe

Olá gente! Hoje trago a história de Neudivânia Pereira, abrindo com maestria as matérias sobre empreendedorismo em culinária. A jovem Neudivânia, trabalhou no comércio da nossa cidade durante dois anos, como vendedora. Após adquirir experiência no comércio, no lidar com pessoas, resolveu empreender em algo que tivesse sua marca, sua cara, que lhe representasse. Nunca passou por sua mente ser confeiteira, não tinha experiência, acreditava que não teria saída, mas aos vinte cinco anos de idade, iniciou a fazer bolos.

No início da pandemia seu esposo ficou desempregado, assim como muitos brasileiros. A partir deste momento, a jovem pensou de que forma poderia aumentar as vendas e o lucro.Foi então que a ideia de fazer bolos vulcões e de fatia se fez presente, e logo ao fazer postava no Instagram, e assim seus amigos e futuros clientes começaram e ver seus produtos. Os primeiros clientes provaram e aprovaram, e assim começou o famoso boca a boca, logo os orçamentos começaram a surgir, entre pedidos e entregas começou a fazer sua história, inicialmente no Tabuleros dos Negros, e hoje em toda região Penedo e cidades circuvizinhas.

Ao investir nas vendas online, seu instagram começou a ser visto por mais pessoas, dessa forma impulsionou seu crescimento e lhe fez ser vista e querida por todos. No último dia 25 de junho, alcançou a marca de 3 mil seguidores, para alguém que trabalha duro, foi mais que uma festa. Hoje em dia a jovem Neudivânia traz o sustento para sua família através dos bolos, trabalhando 100% com massa caseira, consegue entregar a seus clientes bolos simples aos mais sofisticados, e afirma: “É amor em cada detalhe”. Parabéns Neudivânia, que seu esforço e persistência sejam fator motivacional para muitos jovens em nossa região.

Instagram: @neuddybolos
 

Comentários comentar agora ❯

  • Dilmalima Parabens neudyybolos pelo seu crescimento , merece todo o sucesso do mundo ????
  • Maria lenilsa dos santos Que Deus abençoe sempre seu dom com seus bolos maravilhosos
  • Josineias da Silva Amooo as delícias dessa jovem...???? Ela está de parabéns muito sucesso amiga essa será a primeira conquistas de muitas ????
  • Kelly vital Parabéns Neudivania por ser essa jovem batalhadora, que sempre vai em busca dos seus sonhos, e conquista cada vez mais seus clientes com os seus bolos que é uma delícia! Que Deus te abençoe ????.
  • quilombola A R R E T A D O AI SIM @neuddybolos, QUE TU SEMPRE SEJA ESSA MULHER INCRÍVEL, GUERREIRA E HUMILDE. PARABÉNS PELO BELO TRABALHO, E QUE ISSO SIRVA DE EXEMPLO PARA NOSSA COMUNIDADE MOSTRANDO QUE TODOS NOS SOMOS CAPAZES. UM ABRAÇO DO QUILOMBOLA ARRETADO. XEROOOO
  • Renilda Moure Parabéns guerreira! Que Deus mutiplique esse dom.Que essa matéria seja a primeira de muitas que estão por vim. Felicidades em suas gostosuras, em forma de bolo!????????????????
  • Tais Pereira Parabéns Neudyvania que Deus te abençoe sempre e vc cresça mais e mais seus bolos são uma delícia mesmo ????
  • Schirleyde Pereira Parabéns Neudivania , Deus te abençoe ! Sucesso vc merece ??
  • Rosely Que história maravilhosa, parabéns por sua dedicação Deus te abençoe .
  • Eline Edilma dos Santos Silva Parabéns Neudivânia que Deus continue te abençoando, com seu dom,vc está fazendo e vai fazer muito sucesso
  • Daniela Parabéns neuddy muito sucesso e muitos bolos delícia ?????????????????
  • Jane o?iver Parabéns minha comadre, a senhora merece, Q Deus continue te abençoando kd dia mais????????????????
  • Aline Parabéns neudivania,vc merece todo sucesso do mundo,amo seus bolos, são uma delicia,
Postado em 29/06/2021 23:25

Tecnologia: O “arrasta para cima” do Instagram é liberado a todos usuários da plataforma

Google
Tecnologia: O “arrasta para cima” do Instagram é liberado a todos usuários da plataforma
Novidade na plataforma mais usada no mundo.

Os usuários do Instagram, poderão ter acesso ao compartilhamento de links pelos Stories, a rede social pertencente ao Facebook Group, disponibiliza este recurso para toda a comunidade da plataforma tecnológica. Antes esse compartilhamento só poderia ser feito por um grupo limitado de usuários, aqueles que possuem 10 mil seguidores ou mais, mas nesta nova forma já aplicada, serão duas maneiras possíveis de usar este novo recurso. Na primeira será estética, em vez de ter o botão “arrastar para cima”, você pode usar um sticker que permite atrelar a um link.

Nesta condição, quem quiser acessar o endereço que for determinado só terá que clicar no mesmo, e será facilmente direcionado a página. Em segunda, diferente dos stories “arrasta para cima”, que não podem ser respondidos, os stories com link por figurinha poderão sim ser respondidos por seus visualizadores. A priori, um número pequeno de contas deve receber esta oportunidade, e a plataforma vai observar quais os links que serão postados, para que haja um estudo em potenciais usos maliciosos.

O chefe de produto da empresa, Vishal Shaha, afirma que essa novidade tem a intenção de implementar os links com o mesmo método de todo sistema da plataforma, e por isso, as figurinhas foram a alternativa óbvia por ele utilizada. Este recurso vai ajudar diversas empresas, pequenas e grandes, também a muitos criadores de conteúdo, que ao implementar em suas postagens terão uma ajuda da plataforma para levar seus produtos e serviços a mais usuários da rede.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Rosely Muito boa a matéria uma novidade para que possamos ter conhecimento dessa atualização.