08 Janeiro 2010 - 07:21

Empresários e comerciantes destacam o crescimento do turismo na Praia do Francês

As ações da Prefeitura de Marechal Deodoro no Francês ganharam o reconhecimento dos empresários, comerciantes e donos de pousadas da praia alagoana, que é um dos cartões postais do Estado para turistas nacionais e internacionais. O novo acesso à praia, a limpeza urbana, a recuperação do sistema de abastecimento de água e os grandes eventos, a exemplo do réveillon e do Verão Francês 2010, fazem parte da política de desenvolvimento do Turismo deodorense.

Para o empresário Sérgio Tortuga, da Pousada Tortuga, há 29 anos no comércio hoteleiro do Francês, “o prefeito está no caminho certo e a implantação do Conselho Municipal de Turismo irá ordenar o crescimento do turismo local, principalmente com a criação de um calendário para a baixa temporada. A realização durante três dias, da prévia do réveillon, que contou com mais de 20 mil espectadores, serviu para dar uma melhor qualidade de vida aos deodorenses, principalmente os ambulantes que conseguiram vender mais o que esperado”, destaca Tortuga.

O reconhecimento do bom momento vivido pelos comerciantes do Francês também é avaliado por Guerino Bassin Filho, proprietário há 16 anos da lanchonete Guaraná Mania. “Durante os eventos do réveillon e depois dele começamos uma venda espetacular e isso foi para mim uma surpresa, tendo em vista que o fluxo de pessoas dentro do meu estabelecimento geralmente é de Maceió e com isso as pessoas que chegam de fora e os próprios proprietários das pousadas indicando meu estabelecimento fizeram com que as vendas aumentassem assustadoramente, o que nos fez aumentar o numero de funcionários, proporcionando mais emprego para os deodorenses, principalmente para os ambulantes”, explica o comerciante.

Duplicação e Saneamento

“O anúncio da duplicação da AL-101 Sul e o saneamento básico de 100% do Francês, que deverá acontecer ainda este ano, vai gerar mais emprego, inclusive a construção de dois hotéis ( 4 e 5 estrelas) aqui na região. É claro que essa nova fase também vai gerar oportunidades de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos deodorenses”, acrescenta Bassin.

No caminho certo

Mesmo fazendo algumas considerações, o empresário Sérgio Tortuga, que é membro do Conselho Municipal de Turismo, disse que o prefeito Cristiano Matheus está no caminho certo. “Ele pegou uma prefeitura praticamente ingovernável, com servidores maltratados. Mas já tomamos conhecimento que os servidores estão recebendo os salários em dia e receberam o 13º salário bem antes dos outros municípios. Nós, comerciantes do Francês, estamos tentando colaborar com o prefeito através do Conselho Municipal do Turismo, do qual faço parte, criando um calendário de eventos, para a baixa estação.

Dias melhores

O comerciante também destaca que “obras de infra-estrutura são fundamentais para aumentar o potencial de qualquer centro turístico. A duplicação da AL-101 e as obras de saneamento serão um marco no futuro da praia do francês”, disse o empresário, informando que o Conselho Municipal do Turismo vai trabalhar em sincronia com o executivo municipal. “Com a parceria vamos atuar juntos para que possamos ter um desenvolvimento sustentável que seja importante para os comerciantes, empresários e a população da praia do Francês”, diz Sérgio Tortuga.

Melhora em 80%

A diretora administrativa da Pousada Capitão de Areia e integrante da Associação dos Empreendedores do Turismo da Região Sul, também destaca os avanços da gestão Cristiano Matheus. “Notamos que a limpeza, a iluminação, a pavimentação do acesso à praia e a segurança, que foi redobrada, estão deixando todos os proprietários de pousadas, comerciantes e moradores mais tranqüilos. Com isso, renasce a esperança de dias melhores. Esperamos que a administração do prefeito Cristiano continue trabalhando em benefício da comunidade do Francês”, adverte Adriana Franco.

por Ascom PMMD

Comentários comentar agora ❯