10 Dezembro 2009 - 17:41

Mais uma indústria é inaugurada em Alagoas

O Governo do Estado inaugura mais uma indústria da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico em Alagoas. Nesta sexta-feira (11), a partir das 9h, o governador Teotonio Vilela Filho comemora o início do funcionamento da indústria Nordeplast, instalada no Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, e o novo momento da expansão industrial, com a ação direta da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec).

A Nordeplast fabricará compostos e laminados em PVC, com o investimento de R$ 15 milhões. A nova unidade fabril irá gerar 50 empregos diretos e 150 empregos indiretos. Como outros empreendimentos industriais, o Governo do Estado concedeu benefícios através do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), que garante os incentivos fiscal, creditício e locacional.

Desde o início de 2007, estão em processo de instalação e já foram instaladas o número aproximado de 20 indústrias de médio e grande porte, com a geração de 10 mil empregos diretos. A atração de novas indústrias tem sido registrada desde o início do governo, marcado pela participação de destaque do Estado de Alagoas na maior feira da América Latina do setor plástico, a Brasilplast. Nesse processo de atração, a Cadeia Produtiva da Química e Plástico (CPQP) se destacou.

Cadeia do plástico

Com a criação e funcionamento do Fórum da CPQP, formado pelo governo e entidades da sociedade e setor produtivo, a organização foi elogiada pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Merheg Cachum, durante visita a Alagoas no ano passado.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes, com a geração de 10 mil empregos diretos, além de 35 a 40 mil empregos indiretos, o governo atual contribui diretamente para a mudança na economia, gerando emprego, renda e impostos. “Após quatro anos de governo, com certeza o Estado de Alagoas será outro em relação à industrialização”, evidencia o secretário Luiz Otavio Gomes.

Fiabesa Alagoas, Corr Plastik Industrial do Nordeste, Plastkit Indústria de Plásticos e Alaplásticos Indústria (beneficiamento de materiais plásticos) são algumas das indústrias já inauguradas nos últimos anos. Logo depois da Nordeplast Indústria e Comércio de Plástico, a BBA Nordeste Indústria (containers flexíveis) e a Jaraguá Equipamentos, instaladas em Marechal Deodoro, serão as próximas indústrias de médio e grande porte a serem inauguradas do setor plástico em Alagoas.

No primeiro semestre de 2010, diversas indústrias iniciam sua construção como a Bauducco, na cidade de Rio Largo. Segundo o gerente de Engenharia da Bauducco, Maurício Alcides Gon, a cidade de Rio Largo foi escolhida para a instalação da nova unidade industrial por abastecer a fábrica com os insumos de que necessita. O terreno onde será instalada a indústria já possui linha de abastecimento de gás natural, o que facilitará o processo.

 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯