21 Setembro 2021 - 08:15

Governo faz a entrega de dois sistemas de dessalinização do programa Água Doce em Piranhas nesta quarta (22)

Ascom/Semarh
Em Alagoas já foram instalados 101 Sistemas de Dessalinização, em 30 municípios

O acesso à água potável é essencial para a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Pensando na expansão deste acesso aos recursos hídricos, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) faz a entrega de mais dois Sistemas de Dessalinização do Programa Água Doce (PAD), no município de Piranhas, nesta quarta-feira (22).

A entrega será feita pelo Governador Renan Filho e o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira, às 10h, no município. Os sistemas que serão entregues estão localizados no Assentamento Dois Irmãos e na comunidade Lages, beneficiando mais de 100 pessoas da região. O programa conta com investimentos do Governo Estadual e Federal, que juntos chegam aos R$ 150.000,00.

Em Alagoas já foram instalados 101 Sistemas de Dessalinização, em 30 municípios, beneficiando mais de 40 mil pessoas no Semiárido e no Sertão. O Estado é referência na implementação do PAD, trazendo a atenção de outros estados do Nordeste.

O Programa visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. São instalados sistemas de dessalinização que filtram a água salinizada e transformam 40% do líquido em potável. Um diferencial do Programa é a gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização, com participação efetiva das comunidades e representantes dos municípios, estados e governo federal. Em cada comunidade são construídos os “acordos de gestão compartilhada”, instrumentos que definem as responsabilidades das partes na gestão. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯