26 Outubro 2009 - 16:00

TJ promove capacitação de servidores

TJ/AL
Servidores reunidos durante o curso de "Elaboração de projetos básicos e termo de referência"

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) oferece dois cursos para a capacitação de servidores nos meses de outubro e novembro. O primeiro curso é de “Elaboração de projetos básicos e termo de referência”, que começou no último dia 19 e vai até o dia 22 deste mês e conta com a participação de aproximadamente 50 servidores. O segundo ocorrerá entre os dias 23 e 27 de novembro e trará o tema “Fiscalização e gestão de contratos”.

Segundo a responsável pelo setor de Licitações do TJ/AL, Aparecida Magalhães, existe a necessidade de capacitar os servidores para o melhor andamento das atividades e a celeridade dos processos. “Com este primeiro curso, os servidores estarão aptos a realizar ajustes nos projetos básicos que chegam a nós e, com isso, acelerar os processos de licitação. Já o segundo curso, possibilitará que os servidores acompanhem toda a execução processual, observando o cumprimento de prazos e as demais cláusulas que os gestores precisam fiscalizar” explicou..

O responsável pelas capacitações é o consultor Luís Henrique Salvador, que trabalha há mais de dez anos na aplicação destes cursos e tem quinze anos de experiência com licitação. Para ele, essas capacitações são fundamentais para melhorar a maneira como é empregado o dinheiro público. “É preciso planejar as contratações públicas, licitá-las e depois fiscalizar todo o processo para garantir a qualidade dos serviços ou produtos em questão”, enfatizou Salvador.

A metodologia utilizada nas capacitações é basicamente a aplicação de aulas expositivas, porém com a livre participação de todos os servidores. “Nós avaliamos casos reais tanto do TJ/AL como de outros lugares que eu trabalhei”, disse Salvador ao explicar que os participantes levam as questões dos seus setores de trabalho para serem avaliadas durante o curso.

por TJ/AL

Comentários comentar agora ❯