05 Maio 2021 - 16:25

Alunos do município participam de projeto cultural online

Cerca de 250 alunos de cinco escolas da Rede Municipal de Educação de Maceió participaram, durante todo o mês de abril, do projeto Mandala Pro cultura no formato virtual. A iniciativa, pioneira em Maceió, leva a cultura para os alunos mesmo no formato de ensino remoto. Foram seis visitas online às mostras de arte “Partitura Cromática” e “Ciclos Visuais”, em exposição na galeria de arte do Complexo Cultural do Teatro Deodoro, no Centro.

As visitas às exposições virtuais marcam o retorno do setor de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no ensino remoto. O projeto visa promover a apreciação e o estudo da produção cultural através de visitas educacionais aos equipamentos. Dessa forma, os estudantes se aproximam das diferentes manifestações artísticas, conhecendo e aprendendo a valorizar a diversidade cultural.

“Em virtude do isolamento social e da suspensão das aulas presenciais, a alternativa garante o acesso à produção artística e amplia o conhecimento dos alunos da Rede Municipal”, ressalta Tércio Smith, chefe do Setor de Ação Cultural.

Segundo Tércio, o projeto Mandala Pro Cultura contemplou alunos das Escolas Municipais Pompeu Sarmento, Padre Pinho, Arnon de Melo, Kátia Assunção e Antídio Vieira. Durante a visita virtual, os alunos puderam interagir com as obras e fazer perguntas aos artistas e aos curadores a respeito do processo de construção de cada uma.

Além das exposições virtuais, o “Encine” também foi apresentado aos alunos. Nele, foram exibidos curtas alagoanos durante as aulas culturais.

“O Projeto Encine amplia o conhecimento da sétima arte, possibilitando a leitura do mundo através da linguagem do cinema. Com isso, buscamos fomentar o cinema como ferramenta didática na escola”, conclui.

por Secom - Maceió

Comentários comentar agora ❯