13 Abril 2021 - 20:37

Educação infantil é beneficiada por atividades pedagógicas remotas

Conviver, brincar e interagir são as bases para uma infância saudável. Para as crianças de 0 a 5 anos, o período de isolamento social tem sido um desafio. Pensando nisso, desde março, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) definiu uma proposta de trabalho pedagógico remoto para as crianças da educação infantil, onde os direitos de aprendizagem são garantidos através de atividades lúdicas com apoio dos pais ou responsáveis.

Devido isolamento social, as atividades e interações antes presenciais nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) foram reformuladas. Foi preciso pensar em um trabalho que minimizasse os impactos da falta dessas vivências concretas e que não deixasse as crianças desassistidas, garantindo seu desenvolvimento integral e suas relações com a família.

De acordo com Patrícia Gomes, Coordenadora de Educação Infantil, foram elaboradas estratégias que acolham as crianças e seus familiares ou responsáveis no contexto doméstico. Para isso, cada professor fez um diagnóstico das situações familiares e criou um protocolo pedagógico.

“No início do ano letivo, os professores analisaram a realidade socioeconômica das famílias às quais as crianças estão inseridas. A partir disso, o professor montou o seu planejamento de ensino”, explica a coordenadora.

por Secom - Maceió

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