15 Abril 2021 - 11:18

Saúde promove amanhã (16) live sobre paternidade ativa

O Programa de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, na sexta-feira (16), a partir das 9h30, live com o tema “Pré-natal do parceiro: incentivando a paternidade ativa”. O objetivo da discussão é incentivar o homem na reformulação do seu papel no cuidado dos filhos, considerando-o um agente participante do cotidiano da família.

De acordo com Camila Calaça, responsável técnica pelo Programa, o pré-natal é o momento para que o pai ou parceiro cuide de sua saúde. “Não é só a mulher que deve fazer exames durante o pré-natal, o homem também deve ficar atento e realizar exames de rotina como testes rápidos para reduzir a transmissão vertical da sífilis e do HIV, e atualizar sua caderneta vacinal, por exemplo”, explica.

Além dos cuidados com a saúde, o pré-natal do parceiro busca incentivar os homens a apoiarem suas parceiras psicológica, emocional e fisicamente durante toda a gestação, participando também dos cuidados com o recém-nascido. Esse tipo de envolvimento favorece o fortalecimento da criação de vínculos mais fortes entre pais e filhos e diminui a sobrecarga da mãe.

A live conta com a participação de Michele Leite (Psicóloga, Mestra em Saúde Coletiva e Técnica da Atenção Primária a Saúde do Ministério da Saúde) e Tereza Carvalho (Assistente Social, Mestra em Ensino na Saúde e Técnica do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais da SMS). A mediação fica por conta de Camila Calaça, responsável técnica pelo Programa de Saúde do Homem da SMS.

por Secom - Maceió

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.